Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Em retorno, gaúcha fica com primeiro ouro da Copa Brasil de esgrima em CR

Dayane Perón, gaúcha de 32 anos, foi a primeira atleta a conquistar um ouro na I Copa Brasil de Esgrima em CR, competição que abre a temporada nacional da modalidade em 2018, no Centro de Excelência, em Goiânia. Nesta sexta-feira, 13, no sabre feminino, a esgrimista terminou em primeiro após derrotar Karina Maia, da ADFP, por 15 a 14, em uma virada emocionante.

“Foi muito importante porque, na verdade, jogo com o florete. Estou voltando agora e com a espada. Espero conquistar muitas outras vitórias fazendo o que realmente amo”, comemorou. Em 2014, Dayane parou de treinar e competir na modalidade por causa dos estudos na faculdade de educação física e do trabalho. Em 2017, após aceitar o emprego no Grêmio Náutico União (GNU), clube que defende atualmente, voltou aos treinos durante os intervalos no expediente.

A gaúcha de Sananduva amputou os dois pés após um acidente doméstico quando tinha um ano. Ela puxou um bule e teve queimaduras de terceiro grau. Devido a complicações no tratamento, perdeu também parte do braço direito. Aos 14, leu um folheto sobre oportunidades para pessoas com deficiência e soube que Porto Alegre, capital do estado, seria o lugar que as encontraria. Aos 17, mudou-se para lá e conheceu a esgrima em cadeira de rodas.

“No começo achei que não era pra mim, não era fã de esporte, de suar. Mas quando testei e consegui fazer um ponto, fiquei maravilhada”, relembrou. Ela não foi a única gaúcha a conseguir o ouro neste primeiro dia: Jovane Guissone, que defende a ADFP, também conquistou a medalha dourada no florete masculino B, após vencer Vanderson Chaves (GNU).

Na espada feminina A, Carminha Oliveira venceu sua companheira de clube Karina Maia (ADFP), Rudineia Mânica (GNU) e Fabiana Soares (SCM), completaram o pódio. Finalizando o primeiro dia de disputa, Lenilson Oliveira (Adeacamp) venceu Moacir Ribeiro (ADFP). Sandro Colaço e Clodoaldo Zafatoski, também da AFDP, ficaram com o bronze.

Além da I Copa Brasil de Esgrima em CR, também ocorre em Goiânia, neste fim de semana, a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo. 

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data: 13, 14 e 15 de março
Cidade: Goiânia (GO)

Atletismo e Esgrima em CR: Centro de Excelência do Esporte 
Endereço: Av. Oeste, 56-250 – St Aeroporto – Goiânia – GO

Natação e Halterofilismo: SESI – Clube Ferreira Pacheco 
Endereço: Av. João Leite, 915 – Santa Genoveva Goiânia – GO
 
Programação*
I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas

Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h

Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (15/4) – 8h às 12h

*Sujeita a alterações

 Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery