Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Eliseu dos Santos conquista ouro no Regional Open de bocha, no CT Paralímpico

Nesta quinta-feira,24, o Regional Open de bocha, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, definiu os seus primeiros medalhistas. Todas as finais individuais contaram com a presença de brasileiros, sendo três medalhistas paralímpicos, como Eliseu dos Santos.

O campeão paralímpico Eliseu dos Santos, foi o primeiro a conquistar a medalha de ouro para o Brasil na final da classe BC4 contra o chileno Brahiam Alcaino. A partida terminou em 10 a 1, com boa vantagem para o brasileiro.

“O chileno jogou bem nas outras fases, mas agora na final ele acabou cometendo alguns erros. Acho que as minhas medalhas paralímpicas pesaram um pouco, deixei ele nervoso”, brinca o detentor de cinco medalhas paralímpicas (2 ouros, 1 prata, 2 bronzes).

A Federação Internacional de Bocha (BISFed) alterou a regra das disputas de pares. Agora, é obrigatório que a equipe contenha uma mulher. “É bom ter mais atletas de alto nível no Brasil para disputar as vagas na Seleção. É uma disputa saudável, todo mundo quer estar na Seleção e eu também. As meninas estão chegando bem para brigar pelas vagas”, comentou Eliseu.

A competição compõe o calendário BISFed e tem a participação de 42 atletas de oito países: Chile, Canadá, México, Equador, Panamá, Costa Rica, Peru e Brasil. A Seleção Brasileira conta com 11 representantes.

As demais classes também tiveram suas finais, com destaque para as classes BC2 e BC3 que foram exclusivamente com brasileiros.

Na BC3, Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, por 6 a 2. Na BC2, Maciel Santos levou a melhor sobre o também brasileiro Genilson Carvalho. O placar ficou 7 a 3 para o campeão paralímpico. Guilherme Moraes, da classe BC1, ficou com a prata neste Regional Open. O mexicano Eduardo Sanchez Reyes conquistou o ouro com 4 a 2.

Nesta sexta-feira, 25, os brasileiros entram em quadra para as disputas em pares e por equipe. Algumas partidas da competição poderão ser acompanhadas pelo canal da ANDE no YouTube. A cerimônia de premiação será no sábado, 26.

Este ano, a modalidade ainda terá o Campeonato Mundial, em agosto, em Liverpool, na Inglaterra. O Brasil já está classificado para esta competição com 11 atletas, número máximo de integrantes por equipe. 

As competições oficiais da BISFed têm quatro pesos diferentes na contagem de pontos para o ranking mundial. As posições de cada atleta ou equipe são multiplicadas pelo valor do coeficiente da competição. Para o Open Regional o coeficiente é 1. Open Mundial tem coeficiente 2, os campeonatos regionais (Copas América, Europeia e Asiática) têm coeficiente 3, Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos têm coeficiente 4.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery