Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Dois índices para o Mundial são batidos na manhã deste sábado, 24, no Circuito Paralímpico de Natação

O paulista Victor Almeida após sua prova no Circuito Paralímpico de Natação | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O terceiro dia do Circuito Paralímpico de Natação – Fase Seletiva teve início neste sábado, 24, com a conquista de dois índices para o Mundial de Singapura, alcançados nas eliminatórias da manhã.

O paulista Victor de Almeida (comprometimento físico-motor) e a paraense Lucilene Sousa, da classe S12 (baixa visão), se juntaram aos outros 18 nadadores que já haviam alcançado a marca desde o início do evento, na última quinta-feira, 22.

Participam da Seletiva, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 71 nadadores com Classificação Esportiva Paralímpica internacional e se encerra no final da tarde deste sábado. Esta é a primeira oportunidade para os atletas da modalidade atingirem a marca estabelecida pelo CPB como um dos critérios de qualificação para o Mundial de Singapura, que acontecerá de 21 a 27 de setembro.

As últimas finais do evento acontecerão nesta tarde, a partir das 16h30, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do CPB.

Atleta mais jovem de toda a delegação brasileira que esteve nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o paulista Victor Almeida, 17 obteve o índice para Singapura com tempo de 1min02s23, melhor que os 1min03s30 exigidos pelo CPB.
“Foi um resultado muito bom, um índice coroado com meu melhor tempo da vida, o que só me empolga para chegar muito bem no Mundial”, comemorou o nadador do clube AAF Nauru, que tem má-formação congênita no fêmur direito e nada visando o alto rendimento desde os nove anos.

Victor atribuiu sua evolução à constância nos treinos: “Fazendo tudo certinho, dentro do programa que foi feito pelos meus treinadores, não tem como não dar certo. Não perdi nenhum treino neste ano e dá para contar nos dedos quantas vezes o treino não foi legal. A chances de dar errado eram mínimas”, afirmou Vitinho, campeão parapan-americano em Santiago 2023 nos mesmos 100m costas.

Enquanto Vitinho busca sua estreia em Mundiais, Lucilene já foi ouro no revezamento 4x100m livre 49 pontos e bronze nos 100m livre e no revezamento 4x100m medley 49 pontos no Mundial de Manchester 2023. Ela também integrou o revezamento 4x100m livre 49 pontos que conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Neste sábado, a paraense marcou 1min02s08 nos 100m livre da classe S12, batendo o índice exigido, de 1min02s10.

“É uma sensação incrível. Desde o primeiro dia de competição eu vinha na expectativa de conquistar o índice, e ele não vinha. Alcançar na última prova, só no terceiro dia de evento, foi uma tremenda conquista para mim e para toda a comissão. Muita gratidão e felicidade”, afirmou a atleta da AAF Nauru que, antes da natação, competia no goalball, influenciada pelo irmão mais velho, Josémárcio, o “Parazinho“, um dos destaques da seleção brasileira da modalidade campeã paralímpica em Tóquio 2020 e medalhista de bronze em Paris 2024.

Victor e Lucilene agora integram o grupo de 20 nadadores que já alcançaram o índice na quinta-feira, 22, abertura do evento, e os nove que atingiram a marca na sexta-feira, 23. Os nadadores devem aguardar a convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro para terem seus nomes confirmados para Singapura.

A seletiva da natação acontece na mesma semana em que o CT Paralímpico, em São Paulo, completa nove anos, em 23 de maio. O espaço também recebe a Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico de Atletismo, com mais de 400 atletas inscritos, neste sábado, 24, e domingo, 25.

Confira os atletas que bateram o índice na manhã do terceiro dia

Masculino

Victor dos Santos Almeida
100M Costas S9
Índice: 1min03s30
Marca: 1min02s23

Feminino

Lucilene da Silva Sousa
100M Livre S12
Índice: 1min02s10
Marca: 1min02s08

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor