Este é o segundo Intercâmbio Pan-Americano de badminton. A primeira edição foi realizada em janeiro de 2022 e, neste ano, conta com a presença de oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e a Itália, como convidada.
Durante os dias de intercâmbio, serão realizados cursos e treinamentos relacionados à modalidade, sob a tutela de Enrico Galeani, técnico da seleção de badminton paralímpico da Itália, e da treinadora escocesa Kaity Hall.
Entre os atletas brasileiros presentes nas atividades, destaque para o paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (atletas com baixa estatura), que conquistou as duas medalhas brasileiras no Mundial da modalidade, disputado em Tóquio, Japão, no último mês de novembro.
Além dele, Rodrigo Oliveira e Ana Carolina Reis, ambos da classe SL4 (deficiência nos membros inferiores), também estão na capital paulista. Eles ganharam medalhas de ouro no Pan-Americano de badminton paralímpico, em Cali, Colômbia, em novembro passado.
Patrocínio
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)