Começa nesta sexta-feira, 13, a primeira etapa do Circuito Nacional de parabedminton. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo termina no próximo domingo, 15. Dos 40 atletas que competirão pelos seus respectivos clubes, 22 estiveram na fase de treinamento da Seleção Brasileira, que teve início no dia 2, no mesmo local.
“Esta etapa do Circuito é o começo do nosso trabalho de preparação para os torneios internacionais, então nós vamos observar e avaliar o comportamento dos atletas em competição, o que é um critério para selecionar quem representará o Brasil”, explicou Arthur Nogueira, coordenador técnico de parabadminton.
Haverá disputas em todas as classes funcionais. Pela classe WH (para cadeirantes), terá 16 atletas. Já a SL (para deficiência nos membros inferiores) contará com 15 jogadores. A classe SU 5 (para deficiência nos membros superiores) com seis. E a classe SS 6 (para baixa estatura), três.
O torneio nacional terá clubes de dez Unidades Federativas: Amazonas, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Na temporada 2018, haverá outras cinco competições para os atletas de parabadminton em nível nacional. A segunda etapa do Circuito Nacional da modalidade será de 17 a 20 de maio. A terceira, que também será válida como Campeonato Brasileiro, de 20 a 23 de setembro. Ambas igualmente no CT Paralímpico, no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes.
Já em âmbito internacional, o CT também receberá o 2º Aberto Internacional do Brasil, em agosto. Em território estrangeiro, haverá o Campeonato Sul-Americano, em outubro, e o Pan-Americano da modalidade, em novembro, ambos em Lima, no Peru.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)