Neste fim de semana, 30 de junho e 1º de julho, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe duas competições de parataekwondo: o Campeonato Brasileiro e o Festival Brasileiro de Parataekwondo. Simultaneamente, acontecerá o curso de classificadores, de 28 de junho a 1º de julho.
Esta é a primeira edição do Campeonato Brasileiro e estão inscritos 20 atletas, entre eles Nathan Torquato, da classe K44 até 61kg, e Débora Menezes, K44 acima de 58kg, que integram a Seleção Brasileira da modalidade. O objetivo da Confederação Brasileira de taekwondo (CBTKD) é iniciar um calendário nacional de competições na modalidade para que novos atletas sejam detectados e futuramente convocados para a Seleção.
“Este campeonato é uma forma de difundir e fomentar mais a modalidade, Ver pessoas de vários lugares do Brasil em busca de seus sonhos e tendo a oportunidade de vivenciar a competição vai ser incrível”, comentou Débora Menezes que representa Campina Grande, Paraíba.
O Festival Brasileiro de Parataekwondo atenderá atletas com deficiência que não se enquadram na classificação funcional internacional da modalidade e conta com 30 inscritos.
Já o curso de classificadores tem como objetivo formar profissionais, da área da saúde, para atuarem nas competições nacionais de parataekwondo como classificadores funcionais.
O parataekwondo fará sua estreia no programa dos Jogos Paralímpicos em Tóquio 2020. A próxima competição da temporada 2018 será o Campeonato Parapan-Americano em Spokane, Estados Unidos, no dia 13 de julho. Neste ano, o calendário internacional da modalidade também reserva o IWAS Womens’ World Games, na Inglaterra, entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)