*Nota atualizada em 13/06/2025, às 18h44
A paulista Alessandra Oliveira quebrou o recorde das Américas por duas vezes nos 100m peito para a classe SB4 (comprometimento físico-motor) nesta sexta-feira, 13, segundo dia da Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de natação, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Com o resultado, a nadadora chega a um total de três recordes batidos na mesma prova em um período de apenas 20 dias. As novas marcas foi obtidas na data em que a nadadora, formada pela Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), completa 17 anos.
A competição, que vai até sábado, 14, é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e acontece nos últimos dias para obtenção do índice mínimo estabelecido pela entidade como um dos critérios de convocação para representar o Brasil no Mundial da modalidade, em Singapura, de 21 a 27 de setembro.
O evento tem 266 atletas inscritos e conta com eliminatórias, pela manhã, e finais, durante a tarde. O CPB transmite as disputas decisivas da competição nos três dias, a partir das 17h, pelo YouTube.
Alessandra, campeã dos 100m peito nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, estabeleceu a nova melhor marca continental ao completar a prova em 1min52s72 nas eliminatórias desta sexta-feira, pela manhã. Com isso, deixou para trás o recorde que já era seu, de 1min55s55 marcados em 23 de maio, segundo dia do Circuito Paralímpico de Natação – Fase Seletiva.
Mais tarde, durante as finais, Alessandra ainda melhorou seu recorde, completando os mesmos 100m peito em 1min51s58.
“A sensação é de muita gratidão e alegria. Fiz o recorde das Américas de manhã e à tarde, no dia do meu aniversário, com minha família e amigos presentes, então tinha uma pressão extra. Ainda não foi meu melhor tempo, já fiz resultados melhores nos treinos, mas estamos buscando essa maestria. Agora é voltar pra base, trabalhar força e potência para chegar ainda melhor no Mundial”, disse a atleta do clube AAF Nauru.
Também nesta sexta-feira, o mineiro João Pedro Brutos, 21, fez a segunda melhor marca do ranking mundial de 2025 nos 100m peito da classe SB14 (deficiência intelectual) ao completar o percurso em 1min05s00 durante as eliminatórias da manhã e ainda melhorou seu resultado, marcando 1min04s61 nas finais da tarde. Só ficou atrás dos 1min02s64 do japonês Naohide Yamaguchi em abril.
“Gostei bastante da minha prova, eu me senti bem e fiz meu melhor tempo no ano. O comprimento da braçada foi muito bom. Estou bem feliz com o trabalho que tenho feito todo dia para melhorar meu tempo e buscar medalhas para o Brasil no Mundial de Singapura. Ainda sou novo e a cada ano estou me tornando mais experiente para chegar a isso”, afirmou o atleta do Praia Clube. O mineiro é medalhista de bronze nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley do Mundial de Manchester 2023.
Na abertura do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, nessa quinta-feira, 12, o catarinense e campeão paralímpico Talisson Glock atingiu o índice para Singapura na prova dos 400m livre da classe S6 (comprometimento físico-motor) e o paulista Samuel Oliveira, o Samuka, bateu o recorde das Américas nos 50m costas da classe S5 (comprometimento físico-motor), marca que pertencia a Daniel Dias, maior medalhista paralímpico da história do Brasil.
Em paralelo à disputa do Circuito Paralímpico Loterias Caixa em São Paulo, o final de semana decisivo para a modalidade também tem uma etapa do World Series no México, na cidade de Guadalajara, de quinta-feira, 12, a domingo, 15, com a participação de quatro brasileiros.
Logo no primeiro dia de competição no México, a nadadora paulista Beatriz Flausino, 21, conquistou o índice para Singapura. A jovem nadou as eliminatórias da prova dos 100m peito da classe S14 (deficiência intelectual) em 1min13s89 e foi mais rápida do que o critério mínimo de 01min17s77 estabelecidos pelo CPB. A marca de Beatriz ainda valeu o novo recorde das Américas da prova.
Com o resultado do catarinense e de Beatriz, 23 nadadores já alcançaram o índice do CPB. A primeira oportunidade para chegar à marca foi o Circuito Paralímpico de Natação – Fase Seletiva, também realizado no CT Paralímpico, de 22 a 24 de maio.
As disputas encerram o período de obtenção de índices e os atletas ainda deverão aguardar a convocação oficial do CPB nas próximas semanas para terem seu nome garantido na delegação que irá à Singapura.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de natação podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de natação
Data: 12/6 a 14/6, a partir das 9h30 (eliminatórias), com finais às 17h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)