O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu nesta semana, de 8 a 10, coordenadores dos Centros de Referência do CPB para reuniões de integração e planejamento para o próximo ano.
O evento contou com palestras e momentos para troca de experiências e particularidades entre os líderes de cada núcleo espalhados pelo Brasil.
Participaram coordenadores de Pilar (AL), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Caieiras (SP), Presidente Prudente (SP), Maringá (PR), São Luís (MA), Aracajú (SE), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Itu (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Cáceres (MT), Vitória (ES), Belém (PA), Rio Branco (AC), Uberlândia(MG), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Palmas (TO), Goiânia (GO – estado), Goiânia (GO – município), Macapá (AP), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC).
“O projeto dos Centros de Referência é muito importante para todo o processo de renovação e incentivar a prática esportiva para crianças e adultos. A reunião dos coordenadores dos núcleos é essencial para a padronização dos atendimentos, condutas de todos os Centros. Este é o nosso maior desafio: fazer com que todos os Centros de Referência trabalhem e executem as suas ações conforme o Centro de Treinamento Paralímpico, aqui em São Paulo”, explicou Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB.
Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
No mês de agosto, o CPB entregou 31 cadeiras de rodas próprias para corridas e 12 petras para os Centros de Referência, em evento no CT Paralímpico. As entregas dos equipamentos foram feitas graças ao patrocínio da Braskem.
Neste ano, também ocorreu a primeira competição destinada aos Centros de Referência, o Intercentros, que aconteceu no Conexão Paralímpica, em João Pessoa. Cerca de 120 atletas, de 11 estados, participaram do evento em João Pessoa (PB), em outubro, em provas de atletismo, badminton, bocha e natação.
Patrocínio
O projeto dos Centros de Referência é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)