Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB realiza II Camping Internacional de corrida em cadeira de rodas no CT Paralímpico

Atletas de corrida em cadeira de rodas participam de atividade na pista de atletismo no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Divulgação / CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza nesta semana o II Camping Internacional de corrida em cadeira de rodas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O objetivo da iniciativa é capacitar técnicos e atletas do Brasil e da América Latina em provas de velocidade, fundo e rua realizadas em cadeiras de rodas.

Entre esta segunda-feira, 28, até sexta-feira, 1º, 28 atletas de seis país (Brasil, México, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile) participarão de treinamentos coletivos e técnicos na pista de atletismo e na academia, além de frequentarem um ciclo de palestras e debates com temas relacionados à corrida em cadeira de rodas.

Pelo Brasil, participam o paraibano Ariosvaldo Fernandes, o Parré, medalhista de bronze nos 100m e no revezamento 4x100m misto no Mundial de Paris 2023; a paranaense Aline Rocha, ouro na prova sprint e bronze na disputa de 18km no Mundial de esqui cross-country na Suécia 2023; e os paulistas Leonardo Melo, atual recordista brasileiro dos 100m, da meia maratona e dos 5.000m, Vanessa Cristina, ouro na Maratona de Cape Town 2022, e Jessica Giacomelli, atual recordista brasileira dos 200m, entre outros.

O ciclo de palestras e debates será realizado em conjunto com a Educação Paralímpica, programa do CPB que tem a responsabilidade de planejar e desenvolver cursos para a formação e contínua qualificação e aprimoramento de técnicos, classificadores, árbitros e outros profissionais envolvidos com o esporte paralímpico. “Multidisciplinaridade na corrida em cadeira de rodas”, “Iniciação Esportiva para atletas” e “Modelos de treinamento na corrida em cadeira de rodas” serão alguns dos assuntos a serem debatidos.

Vale lembrar que, há um ano, o CPB destinou 31 cadeiras de rodas próprias para corridas e 12 petras a Centros de Referências de 22 unidades federativas do país. A entrega aconteceu graças ao patrocínio da Braskem e teve o objetivo de fomentar o desenvolvimento de atletas em provas com tais equipamentos.

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery