O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Programa Militar Paralímpico (PMP), realizará a primeira Clínica de Acesso ao Alto Rendimento de tiro esportivo de 2024, dos dias 26 de julho a 2 de agosto. O evento acontecerá no Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio de Janeiro.
Ao longo da semana, os participantes receberão treinamento e terão acompanhamento de especialistas em áreas como psicologia, fisioterapia e nutrição.
O evento conta com a participação de nove atletas, selecionados em razão dos índices atingidos por eles em competições realizadas no Brasil. O objetivo é preparar atiradores em transição para o alto rendimento, pensando na renovação da Seleção Brasileira da modalidade.
Durante os primeiros dias de concentração dos esportistas no Rio de Janeiro, eles irão participar do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Tiro Esportivo, nos dias 27 e 28, também no Rio.
Luiz Fernando Cavali, responsável pelo Programa Militar Paralímpico, afirmou que a realização da clínica logo após a disputa de uma competição nacional favorecerá o desenvolvimento esportivo dos atletas. “É muito importante que eles participem de uma competição que seja significativa para fins de ranqueamento e experiência. Além disso, treinadores e psicólogos poderão observar os atletas em ação e oferecer orientações personalizadas”, explicou.
Os selecionados para a Clínica também participaram de palestras e seminários online sobre a modalidade, organizados pelo programa Educação Paralímpica do CPB. As atividades foram abertas para todo o público, nos dias 10, 11 e 17 de julho.
O CPB ainda realizará uma segunda clínica voltada aos atletas do tiro esportivo em novembro.
O Programa Militar Paralímpico tem como principais objetivos apresentar o esporte como uma ferramenta de qualidade de vida e detectar possíveis talentos.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)