Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas.
Ao todo, 48 professores de atletismo que atuam neste projeto em todo o território brasileiro, estão presentes no evento que visa unificar os métodos de treinamento desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.
“Nosso principal objetivo é ampliar o trabalho feito no CT [Paralímpico], com os atletas que já estão no alto rendimento para os Centros de Referência espalhados pelo Brasil. Nesta semana, temos oferecido conteúdos teóricos e experimentações práticas para auxiliar os professores na iniciação esportiva de pessoas com deficiência”, explicou Everaldo Braz Lúcio, um dos treinadores da seleção brasileira de atletismo paralímpico.
Durante o Camping, os participantes tiveram acesso a conteúdos como, introdução às regras de provas e modalidades, elaboração de treinamento prático em equipe e iniciação na classificação esportiva. Além de aulas práticas com corrida em cadeira de rodas e com atleta-guia, lançamento de dardo e arremesso de peso.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)