Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB lança penúltima aula do segundo módulo do Movimente-se

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou a quinta e penúltima aula do segundo módulo do Movimente-se nesta terça-feira, 8, no site do Movimento Paralímpico. O projeto patrocinado pela Loterias Caixa oferece atividade física para pessoas que fazem uso de cadeira de rodas, são amputadas, cegas, têm baixa visão ou paralisia cerebral. 

O programa foi lançado em 1º de junho e já impactou mais de 200 mil pessoas pelo país. As aulas são divididas por tipo de deficiência e é recomendado executá-las três vezes por semana.  

Neste segundo módulo, as aulas têm proporcionado exercícios com objetivos de fortalecimento muscular e treinamento de ganho de força. 

“A OMS [Organização Mundial da Saúde] tem como uma de suas diretrizes o bem-estar e a saúde das pessoas. E a atividade física é uma das principais ferramentas para que as pessoas com deficiência atinjam esse objetivo geral. A OMS considera que, uma pessoa que se exercita de maneira moderada abaixo de 150 minutos semanais, é sedentária. Por isso, o Movimente-se tem sido importante neste processo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, alerta o médico-chefe do CPB, Hésojy Gley 

Todo conteúdo do projeto é ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstram como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).  

Nesta quinta aula, os atletas convidados para demonstrar os movimentos foram os velocistas Fabrício Ferreira (classe T12, para atletas com baixa visão) e Washington Assis (classe T47, para amputados de braço), além do nadador Roberto Alcalde (classe S6, para atletas com limitações físico-motoras) e Mateus Evangelista, do salto em distância (classe T37, para paralisados cerebrais). 
 
Os praticantes com deficiência visual do Movimente-se também contam com assistência por vídeo em tempo real no aplicativo Be My Eyes. Por meio desta parceria com o app dinamarquês que conecta pessoas cegas e com baixa visão a voluntários, o CPB disponibiliza profissionais de Educação Física que tiram as dúvidas sobre as aulas desses usuários do Movimente-se de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 
 
Patrocínios

O Movimente-se tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Fabrício Ferreira, Roberto Alcalde e Mateus Evangelista são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia. 
 
Time São Paulo
Os atletas Mateus Evangelista e Washington Assis são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery