Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB lança cursos de habilitação e atualização técnica em arbitragem em parabadminton; aulas serão em novembro

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua área de Educação Paralímpica, está com inscrições abertas para os cursos de habilitação técnica e de atualização técnica de arbitragem em parabadminton. As aulas serão em novembro e as matrículas poderão ser realizadas por meio do site da Educação Paralímpica até o próximo dia 4 de novembro (para habilitação técnica) e 20 de novembro (para atualização técnica).

Estes cursos fazem parte do Programa de Habilitação Técnica organizados em parceria com a Confederação Brasileira de Badminton. A programação terá datas, formatos, horários e conteúdos específicos para cada certificação. Confira abaixo as informações de cada curso:

Habilitação Técnica – arbitragem parabadminton online

O curso será online e realizado entre os dias 5 e 13 de novembro, das 18h às 22h (dia 5), das 8h30 às 17h30 (6), das 18h às 21h (12), e das 8h30 às 18h (13). Serão 80 vagas oferecidas e as inscrições vão até 4 de novembro por meio do site da Educação Paralímpica.

Os pré-requisitos para os participantes são já ter concluído o curso gratuito EaD Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, também realizado pelo CPB (para acessá-lo, basta clicar aqui) e estar cursando ou ser graduado em Educação Física.

Os temas abordados na programação serão “Por dentro do Parabadminton”, “Carreira e atribuições do árbitro”, “Classificação funcional esportiva e elegibilidade”, “Conhecendo as regras do jogo”, “Por dentro do jogo”, “Arbitragem na prática” e “Jogo simulado e avaliação”.

Esta turma terá como professores Marcelo de Castro Haiachi, Vicente Florêncio, Barbara Oliveira, Alécson Maia e Tâmyack Macêdo.

Atualização técnica – arbitragem em parabadminton presencial

O curso será presencial e realizado nos dias 22 e 23 de novembro, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. Serão 30 vagas oferecidas e as inscrições vão até 20 de novembro por meio do site da Educação Paralímpica.

Os pré-requisitos para os participantes são já ter concluído o curso gratuito EaD Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, também realizado pelo CPB (para acessá-lo, basta clicar aqui), ter curso de árbitro estadual por alguma Federação Estadual de badminton, e residir no estado de São Paulo.

Os temas abordados nas aulas serão sobre regras de arbitragem, dimensões da quadra, marcações da quadra, faltas e penalizações; discussões de cenário, instruções, vocabulário, recomendações técnicas, protocolos de entrada e saída; preenchimento de súmula e anotações oficiais, juiz de linha; jogo simulado de cenário, instruções, vocabulário, recomendações técnicas, protocolos de entrada e saída, e avaliação prática. 

Este grupo terá como professor a profissional Tâmyack Macêdo. Para este curso, o CPB vai convidar seis participantes aprovados a atuarem nas Paralímpiadas Escolares, que acontecerão em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Para ser aprovado, o aluno deverá ter frequência mínima de 85% e 70% de aproveitamento na avaliação final.

Estes cursos fazem parte do Programa de Habilitação Técnica organizados em parceria com a Confederação Brasileira de Badminton.

Para mais informações ou dúvidas sobre novos cursos, os interessados podem enviar um e-mail para educ.paralimpica@cpb.org.br.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery