A dois meses para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou seu canal no WhatsApp para divulgar conteúdos sobre o Movimento Paralímpico.
Para acompanhar notícias, fotos e vídeos produzidos pelo CPB, é preciso acessar a aba de atualizações do aplicativo e localizar o sinal + ao lado de “Canais”. A seguir, basta clicar em “Encontrar Canais” e buscar pelo perfil Brasil Paralímpico.
Os canais do WhatsApp foram anunciados no segundo semestre de 2023 e permitem que pessoas e organizações enviem mensagens para um número ilimitado de usuários inscritos.
O canal Brasil Paralímpico no WhatsApp oferece uma nova forma para o CPB se comunicar com seu público, já que essa é a rede social mais usada no Brasil. Por ser já uma ferramenta muito familiar para o público em geral, a experiência é fácil, com conteúdos que os fãs do esporte paralímpico já estão acostumados, como vídeos, fotos, documentos, mensagens de voz, figurinhas e enquetes.
Atualmente, O CPB já está presente nas principais plataformas digital, como Instagram, Facebook, X, Threads, LinkedIn, TikTok, YouTube, com mais de 1 milhão de seguidores no total.
O Ranking Digital de Comitês Nacionais Paralímpicos, divulgado pelo IBOPE Repucom em maio, mostrou que o CPB é a entidade exclusivamente paradesportiva mais popular do mundo nas redes sociais.
A análise considerou os 25 comitês com mais medalhas na história dos Jogos. Na lista das cinco entidades paralímpicas com mais seguidores do planeta, o CPB fica atrás apenas do Comitê dos EUA, que soma 10 milhões de inscrições. Os norte-americanos, porém, também utilizam suas contas para divulgar conteúdos olímpicos, ou seja, diferentemente do Comitê Paralímpico Brasileiro, eles não possuem redes exclusivas para o paradesporto. O top-5 ainda é composto pela Grã-Bretanha (572 mil), África do Sul (240 mil) e Austrália (165 mil).
Além disso, o Comitê Paralímpico Brasileiro teve aproximadamente 240 mil novas inscrições desde junho de 2021, sendo cerca de 109 mil vindas do TikTok e 82 mil do Instagram.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)