O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anuncia às 10h30 desta terça-feira, 10, atletas das modalidades de natação e tiro esportivo que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerão de 17 a 26 de novembro. Com isso, a delegação brasileira estará com a convocação completa após a divulgação das 17 modalidades.
A convocação da Seleção Brasileira que irá aos Jogos Parapan-Americanos está sendo realizada ao longo de três semanas. Até o momento, já foram convocados 278 atletas de 15 modalidades para a competição em Santiago.
Ao todo, foram anunciados atletas das modalidades atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e tiro com arco.
Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.
Neste último, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)