O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Programa Atleta Cidadão, e em parceria com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vai realizar um Treinamento Especial Antidopagem voltado para atletas paralímpicos e todos os profissionais de comissão técnica. O treinamento é online, gratuito e oferece certificado a todos os participantes. No entanto, somente quem acompanhou o treinamento ao vivo e preencheu o questionário ao final do evento receberá o certificado de participação.
O CPB é uma das entidades signatárias (que acompanha as mesmas regras) à WADA, portanto, é considerado uma Organização Antidopagem (ADO, em inglês). Para isso, deve seguir os regulamentos estabelecidos no código, aonformidade. As principais funções do CPB são a educação antidopagem e garantir que sejam realizados controles de dopagem em suas competições.
A próxima aula terá como tema “Procedimentos de teste, incluindo urina, sangue e o passaporte biológico do atleta” e será realizada na quarta-feira, 18, às 17h, com duração de uma hora e meia, aproximadamente.
A transmissão será pela plataforma Teams e não é necessário fazer a inscrição com antecedência, basta apenas clicar neste link no dia.
A enfermeira Juliana Takagi, que atua na área médica do CPB, será uma das palestrantes do evento virtual.
Os próximos módulos do treinamento, com duração de uma hora e meia cada, devem ser realizados em julho, setembro, outubro e novembro.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)