*Matéria atualizada no dia 13/01/2023, às 11h22
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da Diretoria de Esportes de Alto Rendimento, divulga nesta quinta-feira, 10, o calendário de competições nacionais de 2023 das quatro modalidades em que atua como confederação: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo. O calendário também contempla os eventos organizados pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, como as Paralimpíadas Escolares e o Conexão Paralímpica.
O primeiro semestre está reservado para as competições nacionais e o segundo para competições regionais/estaduais, além das seletivas para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago no Chile 2023.
O calendário esportivo de 2023 está repleto de competições internacionais importantes, todos a partir de junho, como os Mundiais de atletismo, em Paris, de natação, em Manchester, os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no Chile.
A primeira competição prevista no calendário é o Campeonato Brasileiro sub-20 de natação, em fevereiro, que estreia no cronograma. O mês de março contará com a realização da 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e tiro esportivo.
Já o Open Internacional de Atletismo e de Natação estão previstos para o fim de março e fim de abril, respectivamente. Todas as competições nacionais de atletismo, halterofilismo e natação, e os Opens, acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Já as disputas de tiro esportivo serão no Rio de Janeiro.
No segundo semestre, os Meetings Paralímpicos retornarão, substituindo as antigas fases regionais do Circuito Brasil Loterias Caixa, assim como em 2021 e 2022. Os locais serão confirmados posteriormente.
Também no segindo semestre, acontecerá o Conexão Paralímpica, que reúne as Paralimpíadas Universitárias e Militares e o Intercentros. O evento estreou no calendário neste ano e reuniu cerca de 500 atletas em João Pessoa.
Já as Paralimpíadas Escolares seguirão o formato deste ano com três regionais e uma nacional. A etapa nacional está prevista para o mês de novembro, no CT Paralímpico. Os locais das fases regionais serão confirmados posteriormente.
Confira aqui o calendário 2023
*O calendário está sujeito a alterações
Patrocínio
O atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo contam com o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação Comitê Paralímpico Brasileiro