O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Esporte de Alto Rendimento e da Coordenação Técnica da natação, convocou 16 atletas para representar a Seleção Brasileira na etapa do World Series de Limoges, na França, de 7 a 9 de junho.
CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS
Esta será a segunda competição internacional com atletas da Seleção em menos de 15 dias. Antes, de 31 de maio a 2 de junho, 31 atletas vão competir nas provas do World Series de Berlim, na Alemanha.
Quatro campeões paralímpicos de Tóquio 2020 aparecem nas duas listas: a pernambucana Carol Santiago, o mineiro Gabriel Araújo, o paulista Gabriel Bandeira e o catarinense Talisson Glock. Campeões mundiais que atingiram o índice para Paris 2024 também fazem parte do grupo, incluindo o paulista Samuel Oliveira, a potiguar Cecília Araújo e a fluminense Mariana Gesteira.
As Seletivas da natação paralímpica para os Jogos de Paris 2024 terminaram no dia 18 de maio,com a realização da Primeira Etapa do Circuito Nacional Paralímpico Loterias Caixa. Somando as duas competições seletivas para o megaevento na capital francesa, o Circuito e o Open Internacional, 29 atletas registraram marcas melhores do que às exigidas pelo CPB como um dos critérios de qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A convocação oficial para o megaevento deverá ser divulgada entre junho e julho.
Em 2023, a Seleção Brasileira de natação paralímpica se sagrou campeã do World Series. A equipe nacional terminou o ano com 16.085 pontos, contra 15.691 da Grã-Bretanha e 15.576 da Itália.
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Talisson Glock, Cecília Araújo, Samuel Oliveira e Mariana Gesteira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Cecília Araújo e Talisson Glock são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)