As Paralimpíadas Universitárias estão com inscrições abertas para a Etapa Nacional, que serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 3 a 7 de outubro. O evento contará com disputas de atletismo, bocha e natação.
Para se inscrever, os atletas deverão acessar a ficha presente no endereço eletrônico cadastro.cpb.org.br/inscricao-web até o dia 25 de agosto.
CONFIRA O REGULAMENTO DA ETAPA NACIONAL
O evento é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua diretoria de Desenvolvimento Esportivo, e voltado a atletas de graduação e pós-graduação com deficiência, com idade mínima de 17 anos (nascidos em 2006) não existindo idade máxima.
As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
Podem se inscrever alunos-atletas que participaram de alguma das fases regionais das Paralimpíadas Universitárias em 2023.
Foram três as etapas regionais neste ano. A primeira aconteceu em São Paulo (SP), em maio. A seguir, o evento passou por Goiânia (GO), em junho, e João Pessoa (PB), em julho. Medalhistas no Mundial de atletismo de Paris, realizado em julho de 2023, participaram das disputas entre competidores, incluindo o catarinense Edenilson Floriani, a amapaense Wanna Brito e o paraibano Cícero Nobre.
A competição entre universitários faz parte do Conexão Paralímpica, evento que engloba também a realização simultânea das Paralimpíadas Militares, destinadas a agentes das forças de segurança com deficiência, e o Intercentro, para participantes do Projeto dos Centros de Referência do CPB.
Os Centros de Referência estão no Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)