A terceira etapa nacional da Copa Triatlo Brasil aconteceu neste domingo, 10, em Palmas, Tocantins, com a participação de nove paratriatletas. A disputa contemplou 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. O calendário da Copa Triatlo Brasil ainda contará etapas regionais e a grande final, em novembro. A modalidade conta com um campeonato brasileiro interclubes, em setembro.
Ivanildo Vasconcelos, do Recife, foi o primeiro paratriatleta a concluir o percurso com 1h20min02 e conquistou o ouro na PTWC, e Jessica Ferreira, única mulher na disputa, campeã da PTWC Feminina com 1h23min09. A atleta já foi neste ano medalhista de bronze na etapa de Aguiles, na Espanha, da Copa do Mundo de triatlo, e pratica a modalidade há apenas um ano.
Na categoria PTS2, Fabio Rigueira foi o vencedor com 1h33min09, seguido por João Carlos Nogueira (1h41min52), segundo colocado. Jonas Souza ficou com a medalha de ouro (1h24min06) na PTS3. Tiago Emanuel sagrou-se campeão da PTS4 ao terminar a prova em 1h30min23 e Wallace Gonçalves em segundo lugar, com 1h33min11.
A Copa Triatlo Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri) e contempla atletas com e sem deficiência.
No dia 30 de junho, a Seleção Brasileira de paratriatlo disputa etapa da World Paratriathlon Series, circuito de competições internacionais da modalidade, em Isseo, na Itália. O triatlo foi incluído no programa paralímpico nos Jogos do Rio e se manteve para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)