A primeira etapa da Copa Brasil de canoagem paralímpica acontece neste final de semana, dias 18 e 19 de março, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS).
A competição vai definir os representantes brasileiros na Copa do Mundo e Mundial da modalidade, marcados para Poznán, Polônia, entre os dias 26 e 28 de maio, e Duisburg, Alemanha, de 23 a 27 de agosto, respectivamente.
A Copa Brasil contará com as presenças de canoístas que já conquistaram títulos internacionais, como o paranaense Igor Tofalini, campeão mundial nos 200m VL2, e o sul-mato-grossense Fernando Rufino, campeão paralímpico desta prova nos Jogos de Tóquio 2020. Ao todo, o evento recebeu 87 inscrições.
“Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul receberá a Copa Brasil de canoagem paralímpica. Isso demonstra o apoio e a importância que o Estado dá ao desporto e ao paradesporto”, comentou Rafael Girotto, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
A competição reunirá atletas do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Ao todo, são oito categorias em disputa: KL1, KL2, KL3 (caiaque), VL1, VL2, VL3 (embarcação Va’a – canoa havaiana), KLT1 e KLT2 (caiaque), nos gêneros feminino e masculino.
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Fernando Rufino e Igor Tofalini são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)