Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Copa Brasil abre calendário em grande estilo e reúne mais de 100 ciclistas em Paulínia, São Paulo

Foto: Wesley Kestrel/CBC

A Copa Brasil de Paraciclismo 2020 abriu o seu calendário no domingo, 16, com uma prova de resistência realizada na cidade de Paulínia, em São Paulo. Cerca de 100 competidores de várias partes do país, além de representantes do Paraguai, protagonizaram disputas acirradas em busca de pontos para o Ranking Nacional e Mundial.

Este ano, apostando em um novo formato, apenas com provas de resistência, a Copa Brasil estreou com força total. O evento tem entre os seus objetivos, melhorar o nível técnico dos participantes e ampliar o legado para as cidades sedes, oferecendo estrutura e supervisão técnica para os organizadores utilizarem em uma espécie de evento teste, que antecede a copa, voltado principalmente para amadores, fomentando a modalidade e aproximando atletas olímpicos e paralímpicos.

No domingo aconteceu a prova paralímpica. Algumas categorias chegaram a pedalar mais de 50km para definir o campeão, como no caso da categoria MC5, a mais concorrida da etapa de Paulínia, que teve Jhonatam Mineiro na primeira colocação. Entre as handbikes, os destaques foram Eduardo Pimenta e Rayr Barreto, vencedores das categorias MH3 e MH4, respectivamente.

As demais categorias da handbike tiveram os seguintes campeões: Dave Raposo (MH1), Eduardo Bezerra (MH2), Ronan Fonseca (MH5), Aline Pereira (WH1), Jéssica Ferreira (WH3) e Rosangela Amado (WH4). No triciclo, Valmor Junior (MT1) e Augusto Moura (MT2) levaram a melhor, enquanto na Tandem, Orides Joel e Márcia Fanhani ficaram com o título.

Na categoria C, o evento ainda coroou Carlos Alberto (MC1), Victor Luise (MC2), Eduardo Carvalho (MC3), André Grizante (MC4), Samirian Viviani (WC2) e Telma Aparecida (WC5).

“Foi uma experiência inexplicável. Toda a equipe de organização local e o público que estava presente ficaram emocionados com a superação de cada atleta. Agradeço mais uma vez a confederação pela confiança e a oportunidade de poder realizar um evento deste nível”, comentou Julio Brustolini, presidente do Paulinia Racing Team e coordenador do da etapa.

A primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2020 foi uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e Paulínia Racing Bicicross, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), das Secretaria de Esportes, Obras, Saúde, Segurança, Defesa Civil e Trânsito da Prefeitura Municipal de Paulínia, e da Toyota Nippokar.

Calendário Copa Brasil de Paraciclismo 2020

1ª etapa – 16 de fevereiro / Paulínia (SP)

2ª etapa – 17 de maio / São José dos Campos (SP)

3ª etapa – 27 de setembro / Rio Grande do Sul (a definir)

4ª etapa – 29 de novembro / Curitiba (PR)

*Com informações da Confederação Brasileria de Ciclismo (CBC)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery