O Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com o Programa Atleta Cidadão, abre nesta segunda-feira, 1º de abril, cinquenta vagas para interessados em participar do Primeiro Fórum Regional de Atletas Paralímpicos do Brasil, na cidade de Natal (RN), de 27 a 29 deste mês.
As inscrições devem ser feitas a partir deste link até o dia 11 de abril e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os 30 primeiros inscritos serão contemplados com hospedagem e alimentação. As demais 20 vagas serão destinadas a atletas que queiram participar do evento arcando com suas despesas.
Esta é a primeira das quatro edições dos fóruns regionais que acontecerão durante o ano de 2024. As próximas edições acontecerão na cidade de Manaus (AM), de 25 a 27 de maio, Brasília (DF), de 16 a 18 de junho, e São Paulo (SP), de 8 a 10 de dezembro.
A iniciativa tem o objetivo de preparar atletas do Movimento Paralímpico para atuar na representação do segmento.
A primeira edição do Fórum de Atletas, de abrangência nacional, foi realizada em dezembro de 2023, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento trouxe painéis e palestras sobre experiências de atletas em conselhos de confederações esportivas, informações sobre a estrutura do Movimento Paralímpico no Brasil e tratou de habilidades importantes para interessados em atuar em prol das demandas dos esportistas.
“Com a realização de nosso primeiro Fórum, em 2023, percebemos a necessidade de estarmos ainda mais próximos dos atletas e disponibilizar essa capacitação regionalmente. Assim, todos terão oportunidades de preparação e estarão embasados para ter uma participação política dentro e fora de nosso Movimento Paralímpico”, afirmou Leomon Moreno, jogador de goalball, presidente do Conselho de Atletas e campeão paralímpico dos Jogos de Tóquio 2020.
“Os atletas têm conquistado cada vez mais espaço nos órgãos de decisão das instituições e é muito importante que eles estejam preparados para assumir esses espaços. É competência do Programa Atleta Cidadão contribuir e estar ao lado de toda iniciativa que busque oferecer essa qualificação. O formato de fóruns regionais permitirá que as informações e os espaços de discussão alcancem um número maior de atletas, que poderão ser multiplicadores das informações recebidas”, disse Simone Camargo Rocha, coordenadora do Programa Atleta Cidadão.
O Conselho de Atletas foi criado em 2009 e tem como objetivo a representação dos atletas dentro do CPB, tendo diálogo aberto com a diretoria executiva do Comitê e um acento no Conselho de Administração da Instituição.
Já o Programa Atleta Cidadão tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio de formação educacional, capacitação e orientação profissional.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)