A segunda edição dos Jogos Juvenis da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) se encerrou nesta terça-feira, 22, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição reuniu 114 atletas de até 23 anos das modalidades, futebol de cegos, goalball e judô.
O último dia foi marcado pelas disputas das finais. No futebol de cegos, a Seleção Sul-Sudeste venceu o rival Centro-Norte por 3 a 0, com gols de Gabriel, Kauan e Marco Antônio.
A equipe foi campeã invicta. “A sensação é inexplicável. No ano passado, nós ficamos frustrados, foi um título que bateu literalmente na trave, acertamos duas vezes a trave naquela final. Mas neste ano, parecia que nossa equipe jogava junto há uns dez anos”, disse o ala Gabriel, artilheiro da competição, com seis gols marcados.
Já na final do goalball feminino, a Seleção Sudeste 2 venceu a Seleção do Nordeste por 9 a 8, garantindo o bicampeonato na competição. Mesmo atrás no placar durante quase o jogo, o time sudestino buscou o empate e conseguiu marcar o gol decisivo no primeiro arremesso do tempo extra.
“Eu não tenho palavras para explicar a emoção, o sentimento, tudo que está passando na minha cabeça agora. Eu estou extremamente cansada, as meninas também estão. Mas fomos fortes, trabalhamos nosso psicológico sempre e deu tudo certo”, disse a atleta Amanda Braz, que marcou o gol da vitória no tempo extra e foi medalhista de bronze no Parapan de Jovens de Bogotá 2023.
Na decisão masculina, as Seleções do Nordeste e Sudeste 2 fizeram outro confronto pelo ouro. Melhor para os sudestinos que venceram os adversários por 17 a 13. “No ano passado, a gente acabou perdendo a final para eles. Neste ano, nós viemos 100%. Não perdemos nenhum jogo e conseguimos o nosso objetivo. E essa competição é muito importante para a gente”, declarou o ala Fábio Junior, integrante da Seleção Brasileira campeã no Parapan de Jovens de Bogotá 2023.
Nas disputas do judô, na segunda-feira, 21, 27 atletas participaram. Clique aqui para conferir os resultados. As tabelas completas do goalball e do futebol de cegos podem ser vistas neste link.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)