No primeiro dia de premiação, 8, serão anunciados os atletas vencedores em 24 modalidades. Os ganhadores foram eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações.
Os troféus entregues serão para atletas das modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. A solenidade poderá ser vista pelo Facebook e YouTube do CPB, a partir das 19h.
Já no dia 9, serão anunciadas outras 11 premiações em evento que terá a transmissão do SporTV 3, também a partir das 19h. Dessas categorias, o “Atleta da Galera“é a única que será aberta para votação popular e o Prêmio Braskem estreia nesta atual edição.
Confira quais serão os troféus entregues no segundo dia de cerimônia:
Aldo Miccolis
O prêmio leva o nome de um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil, o Aldo Miccolis. Essa categoria é destinada a pessoas ou instituições que, assim como Aldo, contribuíram para o desenvolvimento do esporte paralímpico.
Personalidade Paralímpica
Homenageia pessoas que contribuíram significativamente com o Movimento Paralímpico na temporada.
Prêmio Caixa
Neste ano, a premiação homenageará a confederação em que suas modalidades mais se destacaram nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Memória Paralímpica
Homenageia personalidades que marcaram a história do Movimento Paralímpico.
Melhor Técnico Individual
Destaque entre as modalidades individuais.
Melhor Técnico Coletivo
Destaque entre as modalidades coletivas.
Prêmio Braskem
Homenageia o atleta que se destaca por um comportamento exemplar e inspirador, que é referência em ações que motivam a transformação positiva, dentro e fora das competições.
Atleta Revelação
Premiação que homenageia e incentiva atletas que estão no início da carreira e se destacaram no ano.
Atleta da Galera
Eleito por votação popular. Neste ano, os concorrentes são: Beth Gomes (atletismo), Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Thalita Simplício (atletismo) e Thiago Paulino (atletismo). Esses cinco atletas foram indicados após uma eleição feita entre os colaboradores e o Conselho de Atletas do CPB, jornalistas e patrocinadores (Loterias Caixa e Braskem)
Melhor Atleta Masculino
Destaque masculino nas competições paralímpicas realizadas em 2021.
Melhor Atleta Feminino
Destaque feminino nas competições paralímpicas realizadas em 2021.
Imprensa
A cobertura do Prêmio Paralímpicos será permitida apenas no dia 9 de fevereiro. O profissional de imprensa interessado em realizar a cobertura necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, até o dia 7 de fevereiro, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara no dia do evento será obrigatório.
A realização do evento obedecerá aos protocolos sanitários estabelecidos pela área da Saúde do CPB.
Serviço
10ª edição do Prêmio Paralímpicos
Dias: 8 e 9 de fevereiro (terça e quarta-feira).
Horário: a partir das 19h.
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo.
Transmissão: Dia 8 (Facebook e YouTube do CPB) e dia 9 (SporTV 3).
Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)