Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Conexão Paralímpica retorna a João Pessoa com mais de 270 atletas nesta semana

Atleta realiza lançamento de dardo durante Conexão Paralímpica de João Pessoa, em 2022 | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Conexão Paralímpica, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, retorna nesta semana para João Pessoa, cidade na qual a competição estreou no ano passado. 

A capital paraibana receberá três competições simultâneas nos dias 20 e 21 de julho: as Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, disputas entre alunos dos Centros de Referência do CPB; e as Paralimpíadas Militares, que têm o objetivo de estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos. Antes das provas e partidas, haverá uma cerimônia de abertura, na próxima quarta-feira, 19, a partir das 17h30, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD).

Serão cinco modalidades esportivas em disputa: atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo. Ao todo, 274 atletas de 18 estados (AC, AL, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MS, PA, RJ, PB, PE, PI, RJ, RN, SE e SP) se inscreveram para a terceira etapa regional do Conexão Paralímpica em 2023. São Paulo, em maio, e Goiânia, em junho receberam as fases anteriores neste ano. Em João Pessoa, as Paralimpíadas Universitárias vão reunir 132 atletas; o Intercentros terão 102 competidores; e as Paralimpíadas Militares receberão 40 participantes. 

As disputas do Conexão Paralímpica de João Pessoa acontecerão simultaneamente em três locais. A Vila Olímpica Parahyba receberá o atletismo, a natação e o tiro com arco; o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha sediará as partidas de bocha; enquanto o tiro esportivo será disputado na Federação Paraibana de Tiro Esportivo. 

Sobre o Conexão Paralímpica
Em 2023, pela primeira vez, o Conexão Paralímpica passou a contar com três fases regionais, além da nacional. A primeira regional, realizada em maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contou com a participação de 301 atletas de 11 estados e do DF. A segunda aconteceu em Goiânia, em junho, e teve a participação de 65 atletas de sete estados e do DF.

Em outubro, ocorrerá a etapa nacional, novamente em São Paulo, no CT Paralímpico. A primeira edição do Conexão Paralímpica, em outubro de 2022, teve apenas uma fase nacional, em João Pessoa, e reuniu 510 participantes.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery