Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cetefe/DF e Sesi/SP decidem título do Brasileiro masculino de goalball com transmissão do SporTV 3

Jogadores do Sesi/SP em ação no Brasileiro de goalball | Foto: Marcello Zambrana/CPB
O Campeonato Brasileiro masculino de goalball será decidido neste sábado, 1º de outubro, a partir das 10h, no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Cetefe/DF e Sesi/SP são os finalistas da competição, que terá a sua final transmitida, ao vivo, pelo SporTV 3. 

Para chegar à decisão, o time de Brasília superou o Santos/SP, de Leomon Moreno, um dos destaques da Seleção Brasileira campeã dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, por 10 a 9. Na tarde desta sexta-feira, 30, ambas as equipes fizeram uma partida bastante equilibrada e que terminou empatada por 9 a 9 no tempo regulamentar. No golden goal, melhor para o Cetefe/DF, que busca seu primeiro título brasileiro na chave masculina. 

Na outra semifinal, o Sesi/SP, de Parazinho, outro destaque na campanha vitoriosa brasileira nos Jogos de Tóquio 2020, venceu o Instituto Roberto Miranda (IRM/PR), por 8 a 3. A equipe paulista busca seu terceiro troféu após conquistar os campeonatos de 2017 e 2019. 

Ambas as semifinais foram transmitidas pelo Facebook e YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), assim como a disputa pelo terceiro lugar, entre Santos/SP e IRM/PR, que acontecerá neste sábado, às 8h40, também poderá ser acompanhada ao vivo pelas mesmas plataformas.

Se no masculino, o Sesi/SP está na expectativa por mais um título brasileiro, no feminino, o time já levantou a taça na manhã desta sexta-feira, 30, em jogo que também teve transmissão do SporTV 3. 

O Sesi/SP conquistou o pentacampeonato do Campeonato Brasileiro feminino de goalball ao derrotar a equipe do Cetefe/DF por 5 a 3. A partida valeu como revanche para o clube paulista, que havia sido superado na decisão do ano passado pelas mesmas adversárias por 6 a 4.

Com o título, o Sesi/SP manteve o título de maior ganhador da Série A entre as mulheres desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) passou a administrar a modalidade, em 2011. O clube já havia conquistado o troféu também em 2013, 2016, 2017 e 2019. A medalha de bronze da edição de 2022 ficou com o Instituto Athlon/SP. 

O Campeonato Brasileiro de goalball, que começou no último domingo, 25 no CT paralímpico, é a maior edição de todas até agora. Doze equipes femininas e 15 masculinas começaram o torneio, que conta com atletas das Seleções Brasileiras da modalidade. 

Ambas as Seleções, feminina e masculina, conquistaram o Campeonato das Américas, disputado no último mês de fevereiro, também no CT Paralímpico. 

Patrocínios
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery