Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cerimônia de abertura em São Paulo dá início à 14ª edição das Paralimpíadas Escolares

Vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, discursa durante cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares | Foto: Alan Morici/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu início à 14ª edição das Paralimpíadas Escolares na noite desta terça-feira, 23, com a realização da cerimônia de abertura no Hotel Holiday Inn, em São Paulo. A solenidade foi transmitida virtualmente pelo Facebook e YouTube do CPB.

Entre os convidados, o evento contou com a presença do vice-presidente do Comitê, Yohansson Nascimento, campeão paralímpico nos 200 m da classe T46 – para atletas com deficiência nos membros superiores – em Londres 2012, e autoridades como o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes, e o governador de Roraima, Antonio Denarium, pai do jovem João Antônio, 15 anos, que tem paralisia cerebral e disputará a modalidade bocha por seu estado.

“As Paralimpíadas Escolares me emocionam muito. Hoje, passei pelo CPB e vi muitas crianças, que orgulham suas famílias. Tenho certeza de que sairão muitos medalhistas paralímpicos desta edição do evento”, afirmou Yohansson Nascimento, durante seu discurso. 

Durante a cerimônia, foram realizados o desfile dos 25 porta-bandeiras, que representaram os estados que participarão do projeto, o acendimento virtual da pira paralímpica, vídeos com homenagens e com atletas medalhistas que participaram das Paralimpíadas Escolares.

As competições, voltadas para jovens com deficiência em idade escolar, de 12 a 17 anos, começam na manhã desta quarta, 24, e vão até sexta, 26, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Após ser suspensa em 2020 por causa da pandemia, as Paralimpíadas Escolares retornam com 902 atletas de 25 unidades federativas – as exceções são Alagoas e Minas Gerais. Eles irão competir em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Neste ano, a novidade é a estreia do parataekwondo no evento. A modalidade entrou nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, e foi responsável por três medalhas brasileiras: uma de ouro, uma de prata e outra de bronze. Além disso, a edição das Paralimpíadas Escolares 2021 também tem o patrocínio da Sky, maior operadora de TV paga via satélite do país.

Patrocínio
As Paralimpíadas Escolares contam com o patrocínio da SKY

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)   
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery