O Centro de Treinamento Paralímpico receberá os melhores atletas de badminton do Brasil nesta semana. O local será sede do VIII Campeonato Brasileiro da modalidade, entre os dias 17 e 20 de outubro. Além do torneio adulto, a capital paulista também reunirá jovens jogadores no III Campeonato Brasileiro “Diego Mota” Sub-23. Ao todo, serão 129 atletas de 15 estados.
Um dos destaques da competição será o paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura). Quarto colocado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, oportunidade em que foi o único atleta brasileiro da modalidade, Vitor acabara de se sagrar campeão na chave de simples no Internacional da Austrália.
Na decisão, ele derrotou Wong Chun Yim, natural de Hong Kong, por 2 sets a 0. Na primeira parcial, o paranaense venceu o rival por 22 a 20. Na segunda, Vitor garantiu a conquista invicta, sem perder nenhum set em toda a competição, com um triunfo por 21 a 8. Com o título, ele subiu para o segundo lugar no ranking mundial.
O paranaense foi um dos 31 jogadores brasileiros convocados para compor a Seleção Brasileira de badminton nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, que ocorrerão de 17 a 26 de novembro.
Outro convocado para o evento continental, da classe SH6 e inscrito no Brasileiro é o paulista Vinícius de Oliveira, que iniciou sua trajetória na Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O projeto inicia crianças e jovens de 7 a 17 anos em modalidades paralímpicas, de maneira totalmente gratuita. Além de Vinícius, mais sete atletas da Escolinha, como o programa é carinhosamente chamado, estarão no torneio nacional.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)