O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será palco do Campeonato Brasileiro de Paraesgrima 2025 dos dias 4 a 7 de julho, com os principais nomes da esgrima em cadeira de rodas do país.
O evento terá disputas nas três armas: espada, florete e sabre.
Esta é a terceira grande competição do ano na modalidade sediada no CT Paralímpico. Em fevereiro, o espaço recebeu a Copa do Mundo de Paraesgrima, que reuniu atletas de diversos países em busca de pontos no ranking internacional. Já em abril, foi realizada a primeira etapa da Copa Brasil, voltada à formação de novos talentos e ao desenvolvimento da modalidade.
O Campeonato Brasileiro contará com provas individuais e por equipes, divididas por gênero, arma, classe funcional (A, B e C) e faixa etária (sênior e sub-23). No total, dezenas de atletas de diferentes estados e entidades paralímpicas estão inscritos, representando clubes tradicionais como Associação Atlética Anthares, Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Grêmio Náutico União, Associação Paradesportiva de Integração Nauru e outros.
As competições individuais seguem o sistema de Fórmula Mista, com um turno de poules (todos contra todos) seguido de quadro de eliminação direta. Já a disputa por equipes será em formato de eliminação direta com disputa de terceiro lugar, e cada equipe será formada por três atletas, sendo obrigatória a presença de ao menos um atleta da categoria B ou C. Os estados podem inscrever até duas equipes por arma e gênero.
Estrelas paralímpicas confirmadas
Entre os inscritos, o Campeonato Brasileiro de paraesgrima contará com nomes de peso da esgrima paralímpica. Destaque para os gaúchos Jovane Guissone, campeão paralímpico da espada em Londres 2012 e medalhista de prata em Tóquio 2020, e Vanderson Chaves, que conquistou uma prata na disputa do sabre na etapa da Copa do Mundo disputada no Brasil neste ano.
Programação oficial
Sexta-feira (04/07)
09h — Florete feminino (Sênior, Cat. A e B), Sabre masculino (Sênior, Cat. A)
14h — Florete masculino (Sênior, Cat. B), Espada feminina e masculina (Sub-23)
Sábado (05/07)
09h — Espada feminina (Sênior, Cat. A e B), Sabre masculino (Sênior, Cat. B)
14h — Espada masculina (Sênior, Cat. A), Sabre feminino (Sênior, Equipes)
Domingo (06/07)
09h — Florete masculino (Sênior, Cat. A), Espada masculina (Sênior, Cat. B)
14h — Sabre feminino (Sênior, Cat. A e B), Sabre masculino (Sênior, Equipes)
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Assessoria de Comunicação do COmitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












