Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeonato Brasileiro de futebol de cegos registra gol de falta no último minuto e 1º rebaixado 

Ricardinho, da Agafuc/RS, cobra falta contra a Adesul/CE | Foto Divulgação/CBDV
A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc/RS) sofreu, mas venceu a Adesul/CE por 1 a 0 nesta quarta-feira, 9, no quarto dia de disputas do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos – Série A, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A equipe gaúcha foi dominante, mas esbarrou em um inspirado Paulo Ryan, jovem goleiro do time cearense, que fez grandes defesas. O gol da vitória só saiu no último minuto do jogo, com Ricardinho em cobrança de falta.

“Foi a nossa primeira vez na Série A. Propomos um estilo de jogo defensivo e tivemos muita qualidade na marcação. Sabíamos da dificuldade de parar Ricardinho e Nonato, que têm muito entrosamento”, disse Paulo Ryan, que é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira de base.

Apesar de todo o esforço, a equipe do Ceará foi rebaixada com o resultado. Foram quatro jogos, com três derrotas e um empate. Do outro lado da tabela, a Agafuc manteve seu 100% de aproveitamento na competição. O time gaúcho, agora,  soma  três vitórias em três jogos e retomou a liderança da competição – havia sido ultrapassada pela Acergs nessa terça-feira, 8. Pentacampeão nacional, a Agafuc vem de quatro títulos consecutivos e já está garantido nas quartas de final da atual edição. 

Outros jogos
A Acergs/RS perdeu para a Apace-PB por 5 a 0. O time paraibano teve um coletivo eficiente e voltou a vencer, recuperando-se do empate contra a Apadv/SP em sua última partida. Jonatan e Toninho marcaram duas vezes cada e Jardiel fez um gol. Além da goleada, a equipe quebrou a invencibilidade do time gaúcho, que é uma das sensações da competição. As duas equipes também estão garantidas nas quartas.

Até então invictos na competição, Maestro/PR e Apadevi/PB fizeram o jogo mais esperado da rodada. Após um primeiro tempo equilibrado, o time curitibano venceu com gol de Tiago Paraná no segundo tempo. A equipe paraibana se mandou para o ataque no fim, mas o Maestro segurou a vitória e subiu para a quarta colocação na classificação, com sete pontos. A Apadevi tem seis pontos e está em quinto.

A AMC/MT ganhou da Apadv/SP por 2 a 0, com gols de João Batista e do argentino Nico Véliz. A equipe chegou à segunda vitória em três jogos e praticamente garantiu classificação para o mata-mata – os oito melhores entre os 15 times participantes avançam. Escema/MA e Uniace/DF empataram em 0 a 0, assim como CFCP/PA e Cedemac/MA. Todas essas equipes podem ser rebaixadas na última rodada, mas Escema e Uniace também ainda podem avançar.

O Campeonato Brasileiro de futebol de cegos reúne 15 equipes, das quais as oito melhores da primeira fase se classificarão às quartas de final. Todos os jogos dessa fase do mata-mata acontecerão na sexta-feira, 11. No sábado, 12, as semifinais vão começar a parir das 9h e terão transmissão do Facebook YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A decisão será no próximo domingo, 13, às 9h, e será transmitida, ao vivo, pelo SporTV. 
 

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery