Pela primeira vez, a esgrima em cadeira de rodas do Brasil promoverá um evento em conjunto com a esgrima convencional. A partir desta sexta-feira, 27, o Campeonato Brasileiro da modalidade acontecerá no CT Paralímpico, em São Paulo, e terá companhia do Torneio Nacional Cidade de São Paulo, que abriga esgrimistas olímpicos. A competição se estenderá até domingo, 29. O local receberá ainda a terceira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação.
Ao todo, 41 esgrimistas em cadeira de rodas estarão no Campeonato Brasileiro -a terceira e última competição nacional desta temporada. Eles competirão ao mesmo tempo que nomes como Taís Rochel e Guilherme Melaragno, que representaram o Brasil na esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e estão inscritos na competição convencional. A expectativa é que a parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro com a Confederação Brasileira de Esgrima seja mutuamente benéfica.
“Em primeiro lugar, servirá para mostrar para a comunidade da esgrima convencional o quanto nós avançamos, sobretudo em termos técnicos e de organização. A transferência de conhecimento também é vital, assim como trazer o esgrimista olímpico para conhecer e saber que existe a esgrima paralímpica. É uma troca em que todos vão sair ganhando e vão evoluir, sem dúvidas”, disse Válber Nazareth, coordenador-técnico da esgrima em cadeira de rodas no CPB.
Entre os competidores estão Jovane Guissone, Alex Sandro Souza, Lenilson Oliveira e Moacir Ribeiro, que representarão o país no Mundial da modalidade, entre os dias 7 e 12 de novembro, em Roma, na Itália. A delegação embarcará rumo ao país europeu no dia 4.
Além da esgrima em cadeira de rodas, o fim de semana também será de Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação. Nesta sexta-feira, o halterofilismo abre a programação do evento com competição em seis categorias. Entre as mulheres, haverá disputas até 41kg e 61kg, enquanto homens até 49kg, 54kg, 59kg e 72kg brigarão por medalhas. Atletismo e natação terão suas provas apenas a partir de sábado. Confira a programação completa abaixo.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas não precisarão de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
As equipes de esgrima, halterofilismo e natação têm patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 27 a 29 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – ao lado do São Paulo Expo
Programação*
III etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação
Sexta (27/10) – 9h às 12h e 15h30 às 18h (dia apenas com halterofilismo)
Sábado (28/10) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (29/10) – 8h às 12h
Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas
Sexta-feira (27/10) – 9h às 17h
Sábado (28/10) – 9 às 17h
Domingo (29/10) – 8h às 13h
*Sujeita a alterações
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Campeonato Brasileiro de Esgrima em CR será simultâneo a competição olímpica
