Encerrando o calendário de eventos de 2023 na esgrima em cadeira de rodas, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe o Campeonato Brasileiro da modalidade a partir desta quinta-feira, 23, com jogos até domingo, 26.
Participam 54 atletas em jogos nas três armas, nas classes A e B. Também haverá competição por equipes.
Um dos principais competidores do evento será o gaúcho Jovane Guissone, que segue em seu caminho rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O atleta da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná é o atual terceiro colocado no ranking paralímpico e mundial da espada B. Ele também é terceiro do mundo e quinto da corrida paralímpica no florete B.
Além dele, boa parte dos atletas que compõem a Seleção Brasileira estará no evento em São Paulo, como Monica Santos, Kevin Damasceno, Carminha Oliveira e Vanderson Chaves.
Os esgrimistas representarão nove clubes, de sete estados, oriundos das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
Dentre as armas, a competição com o maior número de inscritos foi a da espada masculina, totalizando 35 atletas na somatória das classes. A espada também foi a arma mais procurada pelas mulheres, com dezenove inscrições no total.
O Campeonato Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas terá transmissão pelo canal da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)no YouTube, com sinal aberto nas etapas preliminares, além de narração e comentários nas semifinais e finais.
Participam dos eventos os seguintes clubes e associações: Associação Atlética Anthares (AL), Associação D’Eficiência Superando Limites (CE), Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR), Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (SP), Dourado Esgrima Club (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Grêmio Náutico União (RS), Romão Gomes Esgrima (MG) e Sport Club Magnólia (RJ).
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)