Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeão paralímpico Gabriel Araújo bate recorde mundial nos 150m medley durante 1ª etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa

O nadador Gabriel Araújo durante 1ª etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral/CPB

O campeão paralímpico Gabriel Araújo bateu o recorde mundial na prova dos 150m medley durante a 1ª etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, que começou nesta quinta-feira, 31, e vai até sábado, 2, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O nadador da classe S2 fez o tempo de 3min37s64 nas eliminatórias da prova desta manhã e quebrou a própria marca de 3min47s04 registrados no último dia 3 de março, na etapa da Itália do World Series, circuito internacional da natação organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Na mesma competição, ele também quebrou o recorde mundial na prova de 50m borboleta.

“Os 150m medley é uma prova nova para mim, estou começando a nadar este estilo recentemente. Então, estou muito feliz e é mais uma resposta de que o trabalho está sendo bem feito, estamos no caminho certo para chegar bem no Mundial”, analisou Gabrielzinho, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas.

A prova, no entanto, não faz parte do programa do Campeonato Mundial na classe do nadador mineiro de Santa Luzia. Mesmo assim, o atleta tem aproveitado a competição no CT Paralímpico para treinar todas as variáveis dentro da piscina. Ainda nesta manhã, Gabriel ainda bateu o recorde das Américas na prova dos 100m livre ao cravar 1min57s63 e diminuir o seu próprio feito antigo, de 1min5875.

“Estou fazendo de tudo para chegar no Mundial mais rápido, nadando mais provas e com os melhores tempos. Gosto muito de competir e espero que venha mais recordes”, completou Gabriel, que foi medalhista de ouro nos 200m livre e nos 50m costas, além da prata nos 100m costas nos Jogos de Tóquio.  

Ainda nesta manhã, o paulista José Ronaldo e a mineira Ana Karolina Soares também bateram o recorde das Américas. O nadador da classe S1 fez a nova marca ao nadar as eliminatórias da prova dos 100m livre em 2min57s10 (o antigo recorde era de 3min28s00), enquanto a atleta da classe S14 fez 1min00s90 e diminuiu o tempo anterior de 1min00s98.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Gabriel Araújo é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
 
Patrocínios 
A natação tem o patrocínio das Loterias Caixa. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery