A carioca Tayana Medeiros, medalhista de ouro na categoria até 86kg nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, será a porta-bandeira do Brasil na abertura do Mundial de halterofilismo, que vai acontecer nesta quinta-feira, 9, às 12h00 (de Brasília), no complexo esportivo Club Plus, em Cairo, no Egito. A competição será disputada entre os dias 11 e 18 de outubro e a delegação brasileira é a maior na história dos Mundiais, com 25 halterofilistas, sendo 16 atletas mulheres e nove homens.
Tayana foi escolhida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) após se tornar campeã paralímpica pela primeira vez ao levantar 156 quilos para conquistar a medalha de ouro da categoria até 86kg em Paris 2024.
CONFIRA O GUIA DE IMPRENSA DE CAIRO 2025
A atleta obteve outros grandes resultados recentes. Ganhou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; a prata na equipe feminina no Mundial de Dubai 2023; a prata na Copa do Mundo de Dubai 2022, e outra prata por equipes mistas na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo 2021.
“No momento do anúncio, não acreditei. Ali, na hora, pensei que estava com uma missão tão importante quanto competir. É um orgulho de estar representando meu país e também um monte de atletas que vão competir neste Mundial. Essa escolha foi um presente pelos resultados que venho obtendo ao longo dos últimos anos e, ao mesmo tempo, me gerou mais motivação para trabalhar ainda mais e continuar crescendo”, afirmou a halterofilista.
Tayana é nascida e criada no Morro da Fé, uma das favelas do Complexo da Penha, no Rio. Ela nasceu com uma doença chamada artrogripose, que comprometeu o movimento de suas pernas. Conheceu o halterofilismo depois de um evento da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e se apaixonou pelo esporte.
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Tayana Medeiros é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 148 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












