Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cairo 2025: Brasil estreia no Mundial de halterofilismo neste sábado, 11, com medalhistas parapan-americanos

Atleta Caroline Fernandes durante treino da Seleção em Cairo, no Egito | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Brasil começa a disputa do Mundial de halterofilismo do Cairo, no Egito, neste sábado, 11. O dia de abertura do evento para a categoria adulta terá três atletas da Seleção Brasileira, todos medalhistas parapan-americanos.

O primeiro a entrar em ação será o paraibano Ailton de Souza, na categoria até 80kg, a mesma na qual foi campeão parapan-americano nos Jogos de Santiago 2023, no Chile.

A seguir, será a vez da potiguar Maria Rizonaide disputar a categoria até 50kg, na qual foi medalhista de prata em Santiago 2023.

A terceira e última brasileira neste sábado será a mineira Caroline Fernandes, também prata nos Jogos Parapan-Americanos de 2023. A mineira volta a disputar a categoria até 79kg, a mesma na qual obteve o pódio no evento continental.

Este é o primeiro Mundial de halterofilismo após os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando o Brasil encerrou a participação na modalidade com quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de bronze.

A delegação brasileira conta com 25 halterofilistas em ação na capital egípcia, com 16 mulheres e nove homens. Os convocados são oriundos de 12 estados (AM, BA, DF, MG, PB, PA, PE, PI, RJ, RN, RS e SP). Os Estados de Minas Gerais, com seis convocados, e São Paulo, com quatro, são os locais com mais participantes na Seleção Brasileira da modalidade.

O time de atletas brasileiros conta com as duas campeãs paralímpicas de Paris 2024, a paulista Mariana D’Andrea (categoria até 73kg) e a carioca Tayana Medeiros (categoria até 86kg). Também fazem parte do grupo a amazonense Maria de Fátima, bronze na categoria até 67kg na capital francesa, e a mineira Lara Lima, bronze na categoria até 41kg no mesmo evento.

Confira a programação do Brasil no Mundial neste sábado, 11:

6h05 – até 80kg – Ailton Souza
9h40 – até 50kg – Maria Rizonaide
12h15 – até 79kg – Caroline Fernandes

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do halterofilismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Maria Rizonaide e Caroline Fernandes, são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo