Quatro atletas brasileiros competem no Mundial de halterofilismo do Cairo nesta sexta-feira, 17, último dia de disputas individuais no Mundial do Egito.
O país conquistou três medalhas: uma de prata, com a paulista Mariana D’Andrea na categoria até 73kg, e duas de bronze, com os mineiros Lara Lima, na categoria até 41kg, e Marco Túlio Cruz, na até 49kg. Com isso, o Brasil já superou as duas medalhas individuais entre adultos obtidas em Dubai 2023, melhor resultado até então.
O Brasil buscará chegar mais vezes ao pódio em categorias de peso corporal maior, incluindo na acima de 107kg masculina, a mais pesada da modalidade, na qual o país será representado pelo carioca Gustavo Amaral, a partir das 10h50 (de Brasília).
O atleta chega ao Cairo após conquistar um recorde das Américas na etapa da Copa do Mundo do Chile, em agosto, com levantamento de 136kg, o que lhe rendeu a medalha de prata.
O desafio do halterofilista é alcançar no Egito marcas que já realizou em disputas no Brasil em competições que não tiveram marcas validadas internacionalmente. Em março, por exemplo, o halterofilista ergueu 253kg na primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A sexta-feira ainda terá três atletas na categoria feminina até 86kg, a segunda mais pesada entre mulheres. Participam da prova a baiana Valéria Alves dos Santos participa da prova às 4h00, enquanto a brasiliense Gabrielle Diniz e a carioca e campeã paralímpica de Paris 2024 Tayana Medeiros entram em ação a partir das 6h10..
A participação do Brasil no Mundial segue até sábado, 18, com provas das equipes mista e feminina.
A delegação brasileira conta com 25 halterofilistas em ação na capital egípcia, com 16 mulheres e nove homens. Os convocados são oriundos de 12 estados (AM, BA, DF, MG, PB, PA, PE, PI, RJ, RN, RS e SP). Os Estados de Minas Gerais, com seis convocados, e São Paulo, com quatro, são os locais com mais participantes na Seleção Brasileira da modalidade.
Confira os horários dos brasileiros no Mundial nesta sexta-feira:
4h – Valéria Alves dos Santos (até 86kg)
6h10 – Tayana Medeiros e Gabrielle Diniz (até 86kg)
10h50 – Gustavo Amaral de Souza (acima de 107kg)
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do halterofilismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Tayana Medeiros, Mariana D’Andrea e Marco Túlio Cruz são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.
Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












