A Seleção Brasileira de atletismo embarcou nesta terça-feira, 23, para Londres, no Reino Unido, para disputar o Campeonato Mundial Paralímpico de Maratonas de 2019. A competição acontecerá no domingo, 28, simultaneamente à Maratona de Londres convencional.
O Brasil será representado por sete atletas: Alan Bizerra (classe T12), Alex Pires (T46), Aline Rocha (T54), Edneusa Dorta (T12), Leonardo Messias Amorim (T12), Vanessa Cristina de Souza (T54), Yeltsin Francisco Ortega (T12).
Em solo britânico os atletas buscarão vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Esta é a primeira oportunidade de obtenção de classificação aos Jogos nas maratonas e apenas os quatro maratonistas mais bem colocados em cada classe estão garantidos em Tóquio.
Semelhante ao programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, há cinco eventos valendo medalha no Campeonato Mundial de Maratonas de 2019. Haverá competições masculina e feminina nas classes T12 (para atletas T11 e T12) e T54 (T52/53/54), e masculina na classe T46 (T45/46).
Neste mês de abril, as atletas Aline Rocha e Vanessa Cristina participaram das Maratonas de São Paulo e de Boston, nos Estados Unidos, como preparação para o Mundial.
Time São Paulo
Os atletas Alex Pires e Edneusa Dorta são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia de nove modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)