Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasileiros desembarcam na Alemanha para etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country

Os campeões mundiais Cristian Ribera e Aline Rocha, em Ushuaia, na Argentina, durante etapa de preparação | Foto: Luisa Crisol/CBDN

A delegação brasileira de esportes de inverno desembarcou em Finsterau, na Alemanha, para a disputa da segunda etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country a menos de dois meses dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. A equipe realizou nesta terça-feira, 13, o primeiro treino oficial, com sete atletas convocados pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Entre os convocados está o rondoniense Cristian Ribera, campeão mundial em Trondheim, na Noruega, em 2025, atleta que iniciou a temporada com dois ouros conquistados na etapa continental de Beitostølen, no mesmo país, em novembro, nas provas de velocidade (800m) e distância (5km). A equipe conta ainda com a paranaense Aline Rocha, também campeã mundial, vencedora da prova rápida de esqui cross-country e medalhista de bronze nos 18km em Östersund, na Suécia, em janeiro de 2023.

Completam a delegação os paulistas Elena Sena, Guilherme Rocha, Wesley dos Santos e Wellington Silva, e o paraibano Robelson Lula. O grupo busca pontuação e melhores desempenhos visando uma vaga na lista de convocação para os Jogos Paralímpicos de Inverno na Itália, que serão realizados de 6 a 15 de março.

A programação da etapa alemã prevê, para esta quarta-feira, 14, a prova dos 10km com largada intervalada, com diferença de 30 segundos entre os atletas. Na quinta-feira, 15, os competidores voltarão à pista para os 10km com largada em massa, com os atletas separados por classe funcional.

Na sexta-feira, 16, a agenda será destinada à recuperação e concentração dos atletas. No fim de semana seguinte, estão programadas as provas de sprint de 1km e revezamento, realizadas no sábado e no domingo, respectivamente.

Após a etapa na Alemanha, a temporada segue para a Polônia, entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro. Cristian Ribera e Aline Rocha não participam desta fase, deslocam-se para a Itália para iniciar a preparação para os Jogos, enquanto os demais atletas seguem para a etapa polonesa em busca de pontuação no circuito.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Guilherme Cruz Rocha e Robelson Lula são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Aline Rocha, Cristian Ribera e Elena Regina integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 155 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Se conecte com a gente!

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo