*Nota atualizada em 06/12/2025, às 16:01
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo começou neste sábado, 6, com a quebra de mais um recorde brasileiro pelo mineiro e medalhista mundial Marco Túlio Cruz, da categoria até 49kg, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Com o resultado, o atleta elevou em 12kg a melhor marca nacional em sua faixa de peso desde março deste ano, quando anotou seu primeiro recorde em 2025, na Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa.
A competição deste final de semana é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com 135 inscritos. Ela encerra a temporada da modalidade e tem a participação dos medalhistas do Mundial do Cairo, no Egito, no qual o país alcançou a quinta colocação do quadro de medalhas, com um ouro, três pratas e dois bronzes.
As disputas vão até este domingo, 7, dia no qual haverá transmissão ao vivo pelo canal do CPB no YouTube das 8h15 às 13h.
Neste sábado, Marco Túlio, do Praia/CDDU/Futel, ergueu 178kg para conquistar a primeira colocação em sua categoria. O resultado foi melhor do que os 177kg que lhe garantiram a medalha de bronze no Mundial do Egito, em outubro, e igual ao peso levantado pelo medalhista de prata na competição.
Com o levantamento, Marco garantiu também 100% de movimentos válidos em todas as disputas individuais que participou neste ano.
“Foi um ano incrível, em que meu trabalho foi recompensado. Desde o início do ano, sabia que meu momento era de treinar muito. Decidi que meu objetivo era melhorar muito meu resultado, não só colocar um ou dois quilos a mais, para chegar até uma medalha no Mundial. Agora eu já quero voltar para casa e treinar ainda mais”, afirmou.
Marco Túlio disse ter competido no CT neste sábado sem se intimidar com a responsabilidade de agora ser um medalhista mundial. “É um tema que converso com minha psicóloga. A competição é embaixo da barra. Ela, o peso e o banco são iguais, só muda o lugar, se estou em São Paulo ou no Cairo. Por isso cheguei leve para quebrar mais um recorde”, afirmou.
Outra medalhista do Cairo, a mineira Lara Lima , bronze na disputa individual até 41kg e de ouro na equipe feminina, encerrou o Brasileiro Loterias Caixa com a marca de 105kg levantados em sua segunda tentativa. A atleta ainda tentou quebrar o recorde brasileiro da categoria erguendo 110kg, mas não conseguiu validar a marca.
“Esta barra de 110kg está birrenta comigo. Mas ela vai subir em breve. De qualquer modo, estou muito feliz. Modifiquei meus treinamentos para esta competição e percebi que as barras que eu levantei subiram mais fácil. O que estou fazendo está dando certo. Além disso, os 110kg estão começando a sair do meu peito, algo que antes nem acontecia direito. Vamos avaliar o que falta, mas já percebi que houve um ganho”, afirmou a atleta do Praia/CDDU/Futel..
A atleta disse estar satisfeita com seu desempenho ao longo de 2025, ano no qual assumiu o desafio de iniciar uma graduação em psicologia ao mesmo tempo em que seguia nos treinamentos para estar no alto rendimento.
“Eu agora treino bem cedo e precisei ter muito foco. Houve muito que não iria dar conta. Mas as minhas conquistas neste ano demonstram que é possível e posso até ser um incentivo para outros atletas que queiram fazer uma faculdade. Acredito que a Psicologia vai me ajudar muito como atleta, porque o estudo me ajuda a me entender cada vez mais”, disse.
Mais recordes
A abertura do Brasileiro Loterias Caixa ainda teve a quebra de mais dois recordes brasileiros.
O primeiro veio na categoria até 50kg,, com a potiguar Maria Rizonaide, da SADEF-RN. A atleta ergueu 110kg em sua terceira tentativa e superou a melhor marca anterior, de 109kg, obtida por ela na Segunda Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, em junho deste ano.
“Estou muito feliz, porque consegui fazer o que vim para fazer aqui. Trabalhei para isto e fiz o meu melhor, pensando em ganhar duas posições no ranking internacional, na quinta colocação”, explicou a atleta, que encerrou o Mundial no Cairo na sexta colocação em sua categoria.
Durante a etapa da tarde, a amazonense Maria de Fátima Castro, da Adefa, levantou 138kg e estabeleceu o novo recorde brasileiro da categoria até 67kg feminina. A melhor marca anterior já era dela, 134kg obtidos no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus, em julho deste ano.
“Desde quando eu sa do Mundial no Egito falei que precisava correr atrás. Quando soube que as marcas do Brasileiro Loterias Caixa seriam homologadas para o ranking mundial, decidi que iria dar tudo de mim para conseguir uma boa posição. Com este meu resultado, saio do quinto para o segundo lugar. Isso é um resultado de um trabalho feito muito a sério, vivi para isso. Só descansei três dias depois de voltar do Mundial e me preparei muito”, afirmou Maria, medalhista de bronze dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e ficou na quinta colocação em sua categoria no Mundial deste ano.
Outra atleta que melhorou sua marca foi a jovem Natália Costa, 20, do Praia/CDDU/Futel. A halterofilista, medalhista de ouro na categoria até 50kg dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, disputados em novembro, suportou 87kg no CT Paralímpico, dois a mais do que havia obtido na capital chilena.
Neste domingo, 7, o Brasileiro terá entre seus destaques a participação das duas campeãs paralímpicas dos Jogos de Paris 2024, a paulista Mariana D’Andrea (categoria até 73kg) e a carioca Tayana Medeiros (até 86kg). No Egito, elas conquistaram juntas uma medalha de ouro na disputa feminina por equipes e foram prata em suas respectivas categorias na competição individual.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2025 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo
Datas: 6 e 7 de dezembro, com transmissão no domingo das 8h15 às 13h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do halterofilismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Tayana Medeiros, Mariana D’Andrea, Lara Lima e Marco Túlio Cruz são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 148 atletas.
Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












