O Comitê Paralímpico das Américas (APC, em inglês) anunciou nesta sexta-feira, 31, a lista de atletas indicados para as eleições do Atleta Representante da entidade. O pleito acontecerá nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, de 23 de agosto a 1º de setembro. Entre os concorrentes está uma atleta brasileira: Simone Camargo, do goalball.
Os votos serão computados entre os dias 17 e 25 de agosto, na Vila dos Jogos Parapan-Americanos. Todos os atletas estão convidados a participar. Simone concorrerá contra o chileno Cristian Valenzuela, do atletismo, a argentina Giselle Muñoz, do tenis de mesa, a norte-americana Ileana Rodríguez, da natação e a jamaicana Shauna-Kay Tawani Hines, do taekwondo.
O eleito terá a função de ser a voz dos outro atletas das Américas, além de tornar-se membro do Comitê Executivo da APC. O representante participará de reuniões relevantes pelos próximos quatro anos.
É desejável que o candidato tenha fortes pontos de liderança, amplo conhecimento do movimento paralímpico, imponha respeito dentro e fora do campo de jogo e tenha compromisso com a defesa de questões relacionadas ao paradesporto. A última atleta eleita como representante foi Ileana Rodriguez, em Toronto em 2015.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)