Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil vence a Argentina, avança à semifinal, e enfrenta o Canadá na Copa América de rúgbi em cadeira de rodas

Jogadores de Brasil e Argentina durante jogo da Copa América de rúgbi em cadeira de rodas, no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Marcello Zambrano/Divulgação/ABRC

A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas se recuperou da derrota na segunda rodada da Copa América, e venceu a Argentina por 60 a 35, neste domingo, 13. Com o triunfo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o Brasil garantiu o segundo lugar do Grupo B e uma vaga nas semifinais da competição, em que enfrentará o Canadá, líder do Grupo A.

Todos os jogos contam com transmissão ao vivo pelos canais da ABRC (português) e da WWR (inglês) no YouTube, e a entrada no CT para acompanhar de perto as partidas é gratuita.

O Brasil foi melhor desde os primeiros segundos de jogo, e não demorou a construir uma ampla vantagem no placar, que mostrava 33 a 16 no fim do segundo quarto. Na metade final da partida, o Brasil administrou e ampliou a diferença, assegurando o resultado positivo.

Com a vitória sobre os argentinos, o Brasil encerrou a participação na fase de grupos com seis pontos – também venceu o Peru, na estreia, e foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda rodada. A Argentina ficou na terceira colocação, com três pontos. EUA, com nove pontos (1º), e Peru, que não pontuou (4º), completaram a chave.

Semifinais e disputa do quinto lugar
Canadá e Brasil se enfrentam nesta segunda-feira, 14, às 17h (horário de Brasília). Mais cedo, às 15h, Estados Unidos (líder do Grupo B) e Colômbia (2ª colocada no Grupo A) disputam o outro lugar na decisão. 

A seleção argentina, por sua vez, entra na disputa pelo quinto lugar. Também nesta segunda-feira, 14, a Argentina (3ª no Grupo B) volta à quadra diante do Paraguai (4º do Grupo A), às 12h. Peru (4º do Grupo B) e Chile (3º do Grupo A) fazem o outro jogo da chave.

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Copa América da modalidade – competição que reúne oito países e vale vaga direta para o Campeonato Mundial de 2026. Além do caráter classificatório, o torneio também serve como evento-teste para o Mundial do ano que vem, que também será realizado em solo brasileiro.

Confira a seguir os resultados de todas as partidas disputadas no segundo dia da Copa América de rúgbi em cadeira de rodas:

Colômbia 67 x 30 Chile

Estados Unidos 40 x 11 Peru

Canadá 53 x 25 Paraguai

Brasil 60 x 35 Argentina

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo