Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil vai enfrentar a Colômbia nas quartas de final do Mundial de futebol de 5

A Seleção Brasileira de futebol de 5 terá a Colômbia pela frente nas quartas de final da Campeonato Mundial IBSA 2018 da Espanha, em duelo marcado para esta quarta-feira, 13, às 14h (de Brasília), no Colégio Sagrado Coração de Chamartín, em Madri. A partida será transmitida ao vivo pela página do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Facebook.

O time cafeteiro derrotou o Irã por 2 a 1 e acabou ficando com a segunda vaga do “grupo da morte” do Mundial. A Argentina manteve a liderança desta chave e vai encarar a Inglaterra na etapa seguinte.

Uma das seleções mais tradicionais da modalidade, formada em 1992, a Colômbia é atualmente a 11ª do ranking mundial. Esteve presente em seis das sete edições de Campeonato Mundial – a exceção foi 2006, em Buenos Aires. Nos últimos anos, renovou o elenco e conta com seus principais talentos atuando nas séries A e B da Copa Loterias Caixa, principal liga de futebol de 5 do Brasil.

Na última Copa América, em 2017, terminou com o bronze, o artilheiro do torneio (Juan David Pérez) e o melhor jogador do campeonato (Jhon González). Neste Mundial, venceu duas vezes – além do Irã, ganhou da França por 3 a 1 – e empatou sem gols com a Argentina. Marcou cinco gols e sofreu um.

“A Colômbia vem mostrando que está sempre ultrapassando obstáculos. É uma seleção que, hoje, é uma realidade. Tem dois jogadores diferenciados, uma defesa equilibrada, um goleiro experiente. Então, será um jogo muito difícil”, comenta o técnico do Brasil, Fábio Vasconcelos.

Por sua vez, o Brasil, tetracampeão mundial, chega às quartas de final com 100% de aproveitamento, 23 gols marcados e apenas dois sofridos. Venceu Mali (6 a 1), Costa Rica (14 a 1) e Inglaterra (3 a 0). Conta ainda com o artilheiro do Mundial até o momento: Ricardinho, autor de sete gols.

Em Mundiais, as duas seleções já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias brasileiras e um empate. Em toda a história, o Brasil jamais perdeu para os cafeteiros: dos 14 confrontos, ganhou 11 e empatou três. Marcou 32 gols e sofreu seis. O último encontro se deu justamente na Copa América do ano passado, no Chile, quando os times ficaram no 2 a 2.

Demais confrontos

A China confirmou o favoritismo no Grupo C ao derrotar a Rússia por 1 a 0. Os chineses vão enfrentar o Marrocos, que bateu a Tailândia: 3 a 0. O duelo entre os campeões asiático e africano será às 6h30 (de Brasília) desta quarta.

A dona da casa Espanha abre o dia, às 4h (de Brasília), contra os russos, que mesmo com a derrota para os chineses se seguraram na segunda colocação do grupo.

Por fim, a Argentina medirá forças com a Inglaterra a partir das 11h30. Os hermanos são, junto dos chineses, os únicos do Mundial que ainda não foram vazados.

A sétima edição da Campeonato Mundial de Futebol de 5 reúne 16 seleções, recorde de participantes até hoje. Além da taça, o campeão garantirá vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Todas as partidas vêm sendo transmitidas ao vivo pela internet.

Serviço

Links para transmissão das partidas:
Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro: www.facebook.com/comiteparalimpico
Site oficial: http://madrid.mundialfutbolciegos.com/directo-streaming/

Clique AQUI e confira a galeria de fotos do Mundial na página da CBDV no Flickr.

Veja a tabela completa (os horários são todos de Brasília): https://bit.ly/2GVlTdN

*Com informações da CBDV

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery