Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil encerra participação no Mundial de esgrima em cadeira de rodas com 8ª colocação no florete feminino

A atleta Rayssa Veras durante competição | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Brasil encerrou sua participação no Mundial de esgrima em cadeira de rodas, em Terni, na Itália, neste domingo, 8, com a oitava colocação da equipe feminina no florete. Na disputa masculina de espada, a equipe terminou a competição no 12º lugar na classificação.

O Campeonato Mundial de esgrima em cadeira de rodas, organizado pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAsS, da sigla em inglês) concedeu pontos no ranking dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O próximo desafio da temporada da esgrima em cadeira de rodas acontece em âmbito nacional, com a disputa do Campeonato Brasileiro. A competição será realizada de 23 a 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

No Mundial, a equipe brasileira feminina de florete, formada por Rayssa Veras, Carminha Oliveira e Mônica Santos, iniciou sua participação no quadro de 16 com W.O. sobre a Tailândia. No quadro de 8, foi superada por Hong Kong por 45 a 28. Nas disputas por posições, perdeu da Geórgia, por 45 a 15 e da França, por 45 a 29, terminando o Mundial na oitava colocação.

Na competição masculina de espada, o time brasileiro foi formado por Jovane Guissone, Vanderson Chaves, Kevin Damasceno e Lenílson de Oliveira. A equipe começou a disputa vencendo a Índia por 45 a 35. Na sequência, perdeu para o Japão por 45 a 39, no quadro de 16. Nas disputas por posições, foi superada por Hong Kong (45 a 42) e pela Tailândia (45 a 23), ficando em 12º lugar.

Individuais
Antes, no sábado, 7, foram realizadas as competições individuais de espada masculino e florete feminino. A melhor colocação individual foi de Jovane Guissone, que terminou sua participação na disputa de espada B na 13ª colocação.

Entrando diretamente no quadro de 32, o esgrimista gaúcho fez sua estreia com vitória por 15 a 13 sobre o tailandês Chitiphat Charoenta. Porém, no quadro de 16, perdeu por 15 a 7 para o italiano Michelle Massa. Após ser superado por 15 a 12 pelo chinês Fang Yanke na disputa por posições, Jovane encerrou sua participação na 13ª colocação.

Também na espada B, Vanderson Chaves, por sua vez, foi eliminado ao estrear no quadro de 32 com derrota por 15 a 3 para Jie Zhang, da China – o brasileiro ficou na 24ª posição.

Na espada masculino A, Lenilson de Oliveira iniciou sua participação no quadro de 64, vencendo William Schoonover, dos EUA, por 15 a 8. No quadro de 32, foi derrotado pelo alemão Maurice Schmidt por 15 a 4 e deu adeus à competição, ficando na 30ª colocação.

Já Kevin Damasceno estreou no quadro de 64 contra Carlos Freitas, da Argentina (que fora seu algoz na final do Torneio Satélite, em agosto passado, em São Paulo). E o argentino mais uma vez levou a melhor, vencendo por 15 a 7 e eliminou brasileiro, que terminou em 34º lugar.

No florete feminino A, a estreia de Rayssa Veras, no quadro de 64, foi com uma vitória por 15 a 3 sobre Malti Malti, da Índia. Mas, no jogo seguinte, Rayssa foi derrotada por 15 a 5 pela húngara Zsuzsana Kranjniak, sendo eliminada e terminando na 26ª colocação.

Carminha Oliveira também estreou no quadro de 64 vencendo uma indiana – 15 a 1 sobre Anurahda Solanki. Na sequência, perdeu para a espanhola Jud Rodríguez Melendez por 15 a 1 e saiu da competição no 27º lugar.

Já no florete feminino B, Mônica Santos estreou no quadro de 32 perdendo por 15 a 6 da chinesa Su Kang. Eliminada, a brasileira terminou na 22ª posição.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual das Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery