A Seleção Brasileira de ciclismo paralímpico conquistou oito medalhas na etapa da Bélgica da Copa do Mundo da modalidade, disputada de 1 a 4 de maio nas cidades de Bruges e Ostend, na Bélgica. Foram três pratas e cinco bronzes, sendo que quatro medalhas vieram na prova de contrarrelógio e quatro na prova de resistência.
A paranaense Jady Malavazzi, atual campeã mundial e que compete na classe H3 (usam bicicletas impulsionadas com as mãos), foi um dos destaques do time, ao conquistar a prata na prova de resistência, no domingo, 4,. Antes, ela obteve um bronze no contrarrelógio, encerrado na sexta-feira, 2.
O paulista e medalhista dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 Lauro Chaman, da classe 5 (atletas que usam bicicletas
convencionais) conquistou o bronze no contrarrelógio. Ele ainda terminou em primeiro a prova de resistência, mas sua vitória acabou sendo anulada após desclassificação por posicionamento irregular na bicicleta durante a prova.
Outras duas atletas brasileiras asseguraram duas medalhas nas duas provas.
A paulista Gilmara do Rosário foi prata tanto no contrarrelógio como também na resistência na classe H2 (usam bicicletas impulsionadas com as mãos).
Já a paranaense Victoria Barbosa chegou a dois bronzes na classe C1 (atletas que usam bicicletas convencionais). Por fim, o goiano Carlos Soares também conquistou um bronze na prova de resistência da mesma classe, para atletas masculinos.
A Seleção volta a competir na Etapa da Copa do Mundo da Itália, a partir de 15 de maio.
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Assessoria de Comunicação do Comitê Brasileiro (imp@cpb.org.br)