Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil domina provas e leva mais dois ouros no Regional das Américas de esgrima

Damasceno, de costas, golpeia Alex souza na final.

O Brasil fechou a sexta-feira no Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas com mais duas medalhas de ouro, com Jovane Guissone, no florete categoria B, e Fabio Damasceno, no florete categoria A. Os dois já estavam classificados para os Jogos Paralímpicos na espada – cada um em sua categoria – e puderam comemorar a chance de disputa em mais de uma arma no maior evento paradesportivo do mundo.

“Fiquei feliz por ter conseguido esse título aqui. Florete não era minha arma preferida, mas valeu para garantir que estarei no Rio para essa disputa também. Como já estava garantido na espada, fiquei mais tranquilo e acredito que nos Jogos terei chance de estar entre os mais fortes no florete também”, disse Jovane.

O campeão do florete A masculino, Fábio Damasceno, não escondeu a euforia após a apertada vitória na final contra Alex Souza, por 15 a 14. “Esse final foi emocionante. Eu tinha certeza que o último golpe tinha entrado, mas esperei o árbitro confirmar no vídeo para comemorar. Fiquei muito feliz com mais essa conquista e concluo a preparação para esse ciclo da melhor forma possível”, declarou Damasceno.

A outra prova do dia, de espada A feminino, foi dominada pelos Estados Unidos. A final, disputada entre Vikki Espinosa e Lauryn DeLuca, terminou com a vitória da segunda, por 15 a 10. Nesta prova, a brasileira Mônica Santos ficou com a medalha de bronze.

Neste sábado, a competição se encerra com a disputa entre equipes. Pela manhã, a prova será de espada, à tarde, de florete. As duas provas são apenas no masculino.

Confira as medalhas desta sexta-feira:

Ouro
Jovane Guissone – florete B
Fábio Damasceno – florete A

Prata
Vanderson Chaves – florete B
Alex Souza – florete A

Bronze
Sandro Colaço – florete A
Mônica Santos – espada A
Lenilson Oliveira – florete A

Convênio – Ministério do Esporte 
A participação da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas no Regional das Américas é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery