A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos 2019 começa às 21h (de Brasília), com transmissão do SporTV 2, e a delegação brasileira entrará no gramado do Estádio Nacional de Lima, local do evento, com mais de 400 pessoas. O Comitê Paralímpico Brasileiro montou a maior missão da história do evento para representar o país no principal evento antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. São 513 pessoas, entre as quais 337 desportistas.
Em razão do calendário de jogos e provas, o time masculino de vôlei sentado, o rúgbi em cadeira de rodas e o badminton não devem participar do desfile. Assim como alguns atletas do atletismo que competem cedo da manhã da quarta-feira.
Quando a delegação aparecer pela primeira vez no desfile no centenário Estádio Nacional, tanto os atletas do rúgbi quanto os do vôlei já terão estreado.
Às 13h30 (de Brasília), a seleção brasileira de vôlei encara a frágil seleção anfitriã. Já no rúgbi, o debute será contra a Colômbia, adversária direta na luta pela medalha. Coincidentemente, o último jogo das duas equipes em Parapans foi no de 2015, em Toronto, Canadá, quando os cafeteros ficaram com a medalha de bronze. Confira, abaixo a programação do dia 1 dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.
A programação do Brasil no Parapan nesta sexta-feira (horários de Brasília)
11h – Tênis de mesa
12h – Brasil x Peru (vôlei sentado masculino)
13h30 – Brasil x Colômbia (rúgbi em cadeira de rodas)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)