O Brasil encerrou sua participação no Uzbekistan Para Athletics Open Championships 2026, em Tashkent, no Uzbequistão, com mais cinco medalhas nesta quarta-feira, 4. Todos os brasileiros que subiram ao pódio no último dia de provas conquistaram o ouro.
No total, a delegação brasileira encerrou a participação na competição com um total de 35 medalhas: 24 ouros, 10 pratas e um bronze. O evento serve como um teste para o próximo Mundial da modalidade, que acontece no Estádio da Cidade Olímpica, em Tashkent, de 19 a 27 de junho de 2027.
Nas provas de pista, o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro na prova dos 400m. Pela classe T11 (deficientes visuais), a potiguar Thalita Simplício conquistou o ouro ao completar o percurso em 1min01s73, seguida da uzbeque Mamatqulova Dimuraxon com 1min10s50. Não houve bronze na disputa, pois as outras atletas inscritas não participaram da prova.
Pela classe T12 (deficientes visuais), a potiguar Clara Daniele garantiu o lugar mais alto do pódio com o tempo de 57s33 contra a marca de 1min02s51 da uzbeque Olimjonova Xusiya, segunda colocada, em mais uma prova sem o bronze. O tempo no Uzbequistão se tornou a melhor marca da atleta na temporada – anteriormente ela havia registrado 1min02s12.
Ainda na categoria feminina, pelas classes T45/T46/T47 (deficiência nos membros superiores), a potiguar Maria Clara Augusto garantiu o ouro ao encerrar a prova com a marca de 57s20, seguida da uzbeque Satimova Muqaddas, que completou em 1min20s33. A prova contou apenas com as duas atletas.
Já na categoria masculina, ainda na prova dos 400m, das classes T45/T46/T47 (deficiência nos membros superiores), o paulista Thomaz Ruan conquistou o ouro ao completar a prova em 48s56, seguido dos uzbeques Murodulloev Marufjon (52s09) e Boltaboev Abdujalil (53s25). O paulista se aproximou da melhor marca obtida no ano, de 48s04, registrada em agosto deste ano.
No campo, o Brasil conquistou ouro na prova de lançamento de dardo das classes F55/F56 (atletas que competem sentados), com a baiana Raissa Rocha Machado marcando 22,10m em seu melhor arremesso, superando as uzbeques Sharobiddinova Moxigul, com 18,85m e Madaminova Rayxona (16,56m).
Confira as medalhas do Brasil nesta quarta-feira, 4
Ouro
400m Classe T11 Feminina – Thalita Simplício
400m Classe T12 Feminina – Clara Daniele
400m Classes T45/T46/T47 Feminina — Maria Clara Augusto
400m Classes T45/T46/T47 Masculina – Thomaz Ruan
Arremesso de Dardo Classes F55/F56 – Raissa Rocha Machado
Patrocínio
As Loterias CAIXA, a CAIXA, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Thalita Simplício, Clara Daniele, Maria Clara Augusto, Thomaz Ruan e Raissa Rocha Machado são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual das Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 141 atletas.
Time São Paulo
A atleta Raissa Rocha Machado integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 156 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)













