Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista 20 medalhas e tem novo recorde em 2° dia de GP de atletismo no Marrocos

A amapaense Wanna Brito durante competição internacional | Foto: Cris Mattos/CPB

A Seleção Brasileira de atletismo conquistou 20 medalhas (12 ouros, seis pratas e dois bronzes) nesta sexta-feira, 24, no segundo dia do Grand Prix da modalidade em Rabat, no Marrocos.

Com o resultado, o Brasil chegou a um total de 44 pódios (29 ouros, 10 pratas e cinco bronzes), na liderança do quadro de medalhas do evento. A segunda colocação é da China, com sete ouros, oito pratas e quatro bronzes. A competição segue até este sábado, 25.

Esta é a primeira competição com a participação da Seleção Brasileira desde a campanha histórica no Mundial de Nova Déli 2025, na Índia. Na ocasião, o Brasil conquistou 15 ouros, 20 pratas e nove bronzes, atingindo pela primeira vez o primeiro lugar no quadro de medalhas.

Em Rabat, houve dobradinha brasileira no pódio em quatro provas de 200m nesta sexta-feira.

Nos 200m feminino da classe T11 (cegos), a acreana Jerusa Geber foi ouro com 25s50, seguida pela potiguar Thalita Simplício com a prata (27s00). O bronze ficou com a angolana Juliana Moko (27s13).

Na mesma disputa para a classe T12 (baixa visão), a capixaba Lorraine Aguiar ficou com o ouro com 24s78 e a potiguar Clara Daniele com a prata com 25s35.

“Estou um pouco cansada, mas estou feliz de estar neste Grand Prix aqui no Marrocos. Tenho o que aprimorar algumas coisas que não saíram como esperado. Espero fazer ainda melhor amanhã, na prova dos 400m”, disse Lorraine, que foi prata nos 100m T12 na véspera.

Já na classe T37, (paralisia cerebral), o maranhense Bartolomeu Chaves foi ouro com 23s05 e o paulista Cristian Gabriel foi prata com 23s30.

Nas provas disputadas no campo, o Brasil voltou a subir no pódio com duas atletas no arremesso de peso da classe F32 (lesões encefálicas). A campeã mundial da prova, a amapaense Wanna Brito, ficou com o ouro ao atingir a marca de 7,64m. A prata ficou com a paulista Giovanna Boscolo, que arremessou 5,53m.

Recorde das Américas

O dia ainda foi marcado por um segundo recorde das Américas do Brasil no Marrocos, novamente conquistado pela paulista Maria Clara de Araújo, 15, atleta que faz sua primeira competição pela Seleção Brasileira principal.

O novo recorde de Maria Clara de Araújo veio na prova dos 200m T35 (paralisia cerebral) com a marca de 29s97. Antes, o melhor resultado de uma atleta do continente era da canadense Virginia Mclashlan, 34s03 em julho de 2013, na França.

“Estou muito feliz por toda essa experiência com a Seleção Brasileira. E também muito feliz por meu resultado de ontem e de hoje”, disse a atleta, que na véspera quebrou o recorde das Américas dos 100m para sua classe.

Maria Clara ainda lembrou de sua chegada ao Movimento Paralímpico por meio da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva gratuita para crianças e jovens que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. “A Escolinha foi uma etapa muito boa e muito feliz. E uma surpresa, porque logo eu já estava treinando com os adultos. Penso que ainda tem muita coisa para acontecer, Mundial, Jogos Parapan-Americanos e os Jogos de Los Angeles. O importante é manter o pé no chão e seguir avançando”, afirmou.

Outros resultados

Ao longo da sexta-feira, outros brasileiros se destacaram na provas de pista e campo.

Na classe F47 (comprometimento em membros superiores), a potiguar Maria Clara Augusto conquistou o ouro com 25s82. A segunda colocação foi da chinesa Jie Schan (26s90) e a terceira da marroquina Ikrame Rahioui (26s96).

“Está sendo uma experiência muito boa. Consegui correr bem ontem e hoje e amanhã tem mais, com a prova dos 400m”, disse.

O paulista Matheus de Lima, da classe T44 (comprometimento em membros inferiores), foi ouro com 23s40 em disputa que teve como adversário o saudita Abdulaziz Alshamani, da classe T64, que completou o percurso em 29s58.

A baiana Raissa Machado foi ouro no lançamento de dardo F56 (atletas que competem sentados) com 22,08m. Com ela, formaram o pódio a chinesa Jiayu Zhang (17,29m) e Miroslava Adamkova (16,02m).

“Eu gostei muito do que eu fiz dentro da prova, que é muito raro. O dever foi cumprido e isto é o que importa. É uma experiência para ajustarmos o que precisamos e ir para as próximas”, disse a atleta, que ainda competirá no lançamento de disco.

O mineiro Claudiney Batista, da classe F56, venceu o lançamento de dardo em prova que também contou com atletas da classe F55. Ele marcou 39,84m e superou o chinês Zidong Fang (28,20m) e o cazaque Mukan Aitmyrzayev (25,15m).

O catarinense Edenilson Floriani, da Classe F42 (limitações em membros inferiores) conquistou um ouro no arremesso de peso em prova que ainda contou com atletas das classes F44, F63 e F64. Ele marcou 14,10m e superou o italiano Lorenzo Tonetto (11,59m) e o tcheco Matins Adamcik (11,97m).

“Foi uma prova muito boa para início de temporada. Tenho muito para crescer ainda, esperando chegar forte no Campeoanto Brasileiro Loterias Caixa no final do ano”, afirmou.

O paulista André Rocha conquistou o ouro no lançamento de disco para as classes F51 e F52 (cadeirantes) com 20,24m. A prata foi para o saudita Radhi Alharthi (8,89m) e o bronze para o tcheco Michal Enge (8,42m).

Também paulista, Thiago Paulino foi bronze no lançamento de disco F57 (atletas que competem sentados) ao marcar 42,45m. O ouro ficou com o líbio Mahmoud Rajab (45,18m) e a prata com o indonésio Kadek Dwi Purwana Iasa (43,51m).

Bronze também foi a medalha do catarinense João Vitor Diamantina, 16, no lançamento de disco da classe F37 (paralisia cerebral), com marca de 49,36m. O ouro foi para o chinês Cuiqing Li (53,52m) e a prata ficou com o japonês Yamato Shimbo (52,42m).

“Eu estou competindo com gente experiente e este é meu primeiro campeonato, tenho muito que aprender ainda. Sinto que estou chegando no nível delas e que o treino está dando resultado. Achei muito bom participar desta competição, ganhar mais experiência e ficar mais forte”, afirmou o atleta, que já havia conquistado o ouro no arremesso de peso na véspera.

O paulista Alessandro da Silva foi prata no lançamento de disco da classe F11 com 40,84m. O primeiro lugar foi do italiano Oney Tapia (42,15m) e o terceiro do chinês Daoxu Zhang (37,45m).

O Brasil ainda conquistou duas medalhas no salto em distância.

Na classe T36 (lesões encefálicas), o gaúcho Aser Ramos ficou na primeira colocação com 5,60m. O pódio ainda teve o russo Dmitrii Gorbach, com a prata (5,42m), e o marroquino Youssef Zakary (5,41m), com o bronze.

Já o rondoniense Mateus Evangelista, da classe T37 (lesões encefálicas) ficou com a prata em prova que também incluiu atletas da F38 com a marca de 6,13m e 896 pontos. O ouro foi para o egípcio Muhammad Nasri, com 6,29m e 940 pontos e o bronze ficou com o chinês Peng Zhou, com 6,23m e 810 pontos.

Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Asics e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas André Rocha, Aser Ramos, Bartolomeu Chaves, Cristian Gabriel, Edenilson Floriani, Giovanna Boscolo, Wanna Brito, Jerusa Geber, Lorraine Aguiar, Mateus Evangelista, Raissa Machado e Thiago Paulino são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 142 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Alessandro da Silva, Aser Ramos, Cristian Gabriel, André Rocha, Bartolomeu Chaves, Giovanna Boscolo, Jerusa Geber, Maria Clara de Araújo, Mateus Evangelista, Raissa Machado, Wanna Brito e Thiago Paulino integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 156 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Se conecte com a gente!

Patrocinadores Master

  • Loterias Caixa

Patrocinadores

  • Braskem

Apoiador

Parceiros

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo