Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista 1ª medalha em Mundiais neste ano; veja a programação da semana

Aline Rocha durante o Mundial de esqui cross-country na Suécia. | Foto: Divulgação/Karl Nilsson/Para Nordic Skiing World Championships 2023
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de atletas do país no último final de semana, bem como a programação de eventos que ocorrerão até domingo, 29. Confira:  
 
Campeonato Mundial de esqui cross-country da Suécia
A paranaense Aline Rocha, 31, conquistou uma medalha de bronze no Mundial de esqui cross-country paralímpico, em Ostersund, na Suécia, neste domingo, 22.  Ela ficou em terceiro lugar na prova de 18 km, ao completar a distância em 1h09min09s.

Na categoria masculina, o rondoniense Cristian Ribera, 20, também disputou a prova dos 18 km e terminou em 6º lugar, com o tempo de 56min13s, quase seis minutos acima do campeão mundial Giuseppe Romele, da Itália. 

Mais dois brasileiros participaram desta mesma prova. Guilherme Rocha e Wesley Vinícius dos Santos terminaram a disputa em 11º e 12º lugares, com as marcas de 1h03min02s e 1h04min42, respectivamente. 

O Brasil volta a ser representado na competição na próxima terça-feira, 24, na prova rápida (sprint). No sábado, 28, os brasileiros participarão da prova de média distância e, no domingo, 29, encerrarão suas participações no Mundial com o revezamento.

1ª fase de treinamento da Seleção masculina de vôlei sentado
A Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado iniciou a preparação para as competições internacionais de 2023, neste domingo, 22. Sob o comando do técnico Fernando Guimarães, a equipe se concentra no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os treinos ocorrerão até o próximo domingo, 29.

O primeiro torneio das Seleções masculina e feminina será no Panamerica Zonal Championship de Voleibol Sentado. A competição vai reunir as melhores seleções das Américas, no Canadá, em maio. A equipe masculina brasileira poderá garantir vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, caso conquiste o título. A feminina já está classificada, pois é a atual campeã mundial. 

1ª fase de treinamento da Seleção de futebol de cegos
A Seleção Brasileira de futebol de cegos se reuniu neste domingo, 22, para a primeira fase de treinamento de 2023.  A atividade tem como principal preparar a equipe em busca de uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O técnico Fábio Vasconcelos convocou 16 jogadores do time principal, que ficarão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até 4 de fevereiro.

O Brasil terá duas oportunidades de garantir a vaga nos Jogos de Paris: ser campeão dos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que serão sediados em Santiago, no Chile, em novembro, ou ser um dos três primeiros colocados da Copa do Mundo, programada para agosto, em Birmingham, na Inglaterra.

Aulas da Escola Paralímpica de Esportes começam na segunda-feira
As aulas da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) começam nesta segunda-feira, 23, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As inscrições para participar do projeto continuam abertas.

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças e adolescentes, com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas.

Os principais objetivos para este ano são manter os resultados expressivos conquistados em competições estaduais, nacionais e internacionais de diversas modalidades, bem como atender cerca de 600 alunos diariamente, no CT Paralímpico.

Tenistas brasileiros estreiam em competições internacionais nesta semana
Os brasileiros Ymanitu Silva e Vitória Miranda estrearão em duas competições internacionais de tênis em cadeira de rodas, a partir desta terça-feira, 24.

O catarinense será o primeiro atleta cadeirante brasileiro a disputar a chave principal do Aberto da Austrália, um dos quatro Grand Slams da temporada. Ymanitu irá estrear nesta terça-feira, 24, contra o holandês Niels Vink, primeiro colocado no ranking mundial. O vencedor da partida garante vaga na semifinal.

A mineira Vitória Miranda, segunda colocada no ranking mundial juvenil, participará pela primeira vez do torneio Fundação Cruyff, voltado para os atletas da classe Juniors. A competição será realizada na França, entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Patrocínios 
O vôlei sentado é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery